Mundo

EUA: Homem mata três pessoas a tiro num SPA e comete suicídio numa disputa familiar

assassino spaHomem assassinou três pessoas a tiro, num SPA do Wisconsin (EUA), ferindo outras quatro vítimas, num caso relacionado uma disputa doméstica. O autor do tiroteio foi encontrado morto pelas autoridades, que apontam o suicídio como causa.

Um tiroteio num SPA de Wisconsin, nos Estados Unidos da América, provocou a morte a três pessoas, sendo que o autor do ataque é a quarta vítima. As autoridades, que estão a investigar o caso, consideram que o agressor cometeu suicídio.

Na origem destes crimes está uma disputa familiar. De acordo com a AFP, este homem já tinha cadastro em diversos casos de violência doméstica. A mais recente queixa reportada à polícia foi apresentada há duas semanas.

Franklin Haughton agredia repetidamente a mulher, ameaçando-a por diversas vezes de morte. Recentemente, cortou os pneus do caso da mulher com uma faca, o que suscitou uma ação em tribunal. Um juiz do Wisconsin impedira Haughton de se aproximar da mulher, informa a AFP.

Também a posse de arma foi-lhe proibida pelo mesmo tribunal, decisão que este homem não acatou. Esta história de violência doméstica terminou da pior forma, no domingo, num SPA, com Franklin Haughton a matar três pessoas, entre as quais a mulher.

Depois do ataque de Haughton, a polícia de Wisconsin lançou uma operação de caça ao homem, com um perímetro de segurança à volta do SPA. O centro comercial local foi evacuado. As operações terminaram quando a polícia descobriu o corpo de Franklin Haughton.

Em conferência de imprensa, as autoridades revelaram que se tratava de um caso de suspeita de suicídio após triplo homicídio. Este crime vem reforçar uma realidade nos EUA: o aumento de crimes violentos, no último ano.

Depois de duas décadas em decréscimo, o número de crimes aumentou no ano passado, tendência que se mantém, em 2012, de acordo com dados do Departamento de Justiça norte-americano. Em 2010, houve 4,9 milhões de crimes, sendo que em 2011 esse número subiu drasticamente, para 2011.

Em destaque

Subir