Desporto

João Pinto e José Veiga condenados por fraude fiscal com pena suspensa

joao vieira pinto 1Além do ex-jogador e do seu antigo agente, foram também condenados Luís Duque, na altura Presidente da SAD leonina, e Rui Meireles, do departamento fiscal do clube, em 2000.

João Vieira Pinto, José Veiga, Luís Duque e Rui Meireles foram esta segunda-feira condenados, pelo Tribunal Criminal de Lisboa. Entre as condenações estão os crimes de fraude fiscal e branqueamento de capitais, pelo caso da transferência do jogador, do Benfica para o Sporting, decorria o ano de 2000.

A leitura do acórdão foi conhecida esta manhã, condenando João Vieira Pinto, Luís Duque e Rui Meireles por fraude fiscal, com pena suspensa. Já José Veiga, na altura empresário do jogador, foi ainda condenado por branqueamento de capitais, igualmente com pena suspensa.

Recorde-se que João Pinto ingressou no Sporting em 2000, após Jupp Heynckes o ter dispensado do Benfica, e depois de ter participado no Euro 2000. Nessa altura, José Veiga negociou a transferência com o Sporting, então presidido por Luis Duque. Rui Meireles era, nesse ano, o responsável financeiro dos leões.

Recorde-se que a Polícia Judiciária teve conhecimento da existência de um alegado pagamento de 3,4 milhões de euros ao ex-jogador, a partir da sociedade Goodstone, um valor que o próprio nunca terá declarado.

Em destaque

Subir