Nas Notícias

2950 toneladas de solidariedade ajudam Banco Alimentar a combater a fome

banco_alimentarAção solidária do Banco Alimentar Contra a Fome atingiu os mesmos números do Natal da campanha do ano passado – cerca de três toneladas de alimentos doados pelos portugueses que visitaram as 1615 superfícies comerciais onde decorreu a iniciativa, neste fim de semana. No entanto, outros números se destacam: 36 mil voluntários participaram na “maior ação de voluntariado organizada em Portugal”, segundo Isabel Jonet, o que vai permitir ajudar a missão de 2047 instituições de solidariedade.

O Banco Alimentar Contra a Fome contou com o apoio de um número impressionante de voluntários – cerca de 36 mil – que recordaram, incentivaram e facilitaram a tarefa dos cidadãos que alimentaram esta ideia. Nas superfícies comerciais, entregaram um saco vazio, para que este se enchesse de solidariedade capaz de combater o flagelo da fome.

Segundo um comunicado assinado por Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, “apesar da contração do poder de compra dos portugueses”, a iniciativa atingiu os “melhores alcançados” em 2010, “por esta altura do ano”. Ou seja, com maiores dificuldades, os portugueses mantiveram o espírito solidário.

As 2950 toneladas de alimentos recolhidas nos hipermercados e outras superfícies comerciais vão ser entregues a 2047 instituições, que posteriormente utilizarão esses bens para saciar a fome de quase 330 mil beneficiários, pessoas que enfrentam constrangimentos financeiros e que não conseguem satisfazer uma necessidade básica como a alimentação.

O Banco Alimentar Contra a Fome levou a cabo “a maior ação de voluntariado alguma vez organizada em Portugal”, que permitirá “contribuir para a resolução dos problemas” de centenas de milhar de famílias, segundo realça Isabel Jonet. 

Quem já deu um pouco de si para ajudar os outros merece o agradecimento de Jonet e quem não o fez poderá dar seguimento a esta recolha de alimentos acedendo ao site www.alimentestaideia.net.

Os cibernautas poderão comprar alimentos online, que se juntarão às toneladas já recolhidas. Também disponível está uma campanha chamada ‘Ajuda Vale’, que consiste na distribuição de um cupão, igualmente nas grandes superfícies comerciais.

O Banco Alimentar Contra a Fome conseguiu, em 2010, entregar uma média diária de 106 toneladas de alimentos por cada dia útil, o que representa uma média de 4,4 toneladas por hora.

Estima-se que a fome mate, em todo o mundo, cerca de uma criança em cada seis segundos que passam. Os portugueses estão cada vez mais sensíveis a esta média assustadora. A Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome, os voluntários tornam a missão possível e o espírito solidário faz o resto.

Em destaque

Subir