Tecnologia

NASA: Veículo ‘Curiosity’ já está a caminho de Marte

curiosity_1Vai demorar quase nove meses a lá chegar mas, caso tudo ocorra como previsto, será considerada a missão mais arrojada da Estação Espacial norte-americana. A parte que transporta o ‘Curiosity’, já se separou com sucesso do foguetão.

O ‘Curiosity’ já está a caminho de Marte. A confirmação é dada pela própria NASA após o lançamento efetuado no passado sábado, no Centro Espacial Kennedy. O veículo, com seis rodas e com um peso de uma tonelada, demorará agora cerca de oito meses e meio a chegar ao planeta vermelho numa viagem de mais de 550 milhões de quilómetros.

Trata-se da mais arrojada missão da Estação Espacial norte-americana. O ‘Curiosity’ estudará a superfície marciana, assim como recolherá informações sobre o solo e a rocha do planeta. O objetivo é, além de aumentar o conhecimento sobre Marte, estudar a possibilidade de existência de vida microscópica.

O aparelho da NASA ficará em Marte cerca de dois anos e a missão custa à volta de 2,5 mil milhões de dólares.

O ‘Curiosity’, que significa ‘curiosidade’ em português, deverá aterrar na superfície marciana a 5 de agosto de 2012.

Entre as capacidades do veículo destacam-se um laser, que consegue destruir rocha, e as rodas do aparelho, que podem girar 360 graus permitindo assim ao ‘Curiosity’ recolher qualquer informação de qualquer ângulo, sem sair do lugar.

Em destaque

Subir