Ciência

Vídeo: Um tsunami turístico em Hangzhou

O rio Qiantang vai ser palco, amanhã, de um fenómeno impressionante: uma reflexão de ondas. Será o maior fenómeno deste tipo, com as ondas a atingirem os dez metros de altura enquanto entram em velocidade pelo estuário de Hangzhou, na China.

É um fenómeno que se repete todos os meses, mas que a 7 de outubro atingirá uma dimensão impressionante devido a um alinhamento improvável  de vários fatores.

Uma reflexão de ondas ocorre quando a onda bate num obstáculo e muda de sentido. Todos os meses, quando a água do enorme Qiantang chega ao mar, uma parte volta para trás e ‘sobe’ o rio.

Só que amanhã, devido ao alinhamento da Terra face ao Sol e da Lua perante o planeta, o efeito gravitacional vai tornar o fenómeno ainda mais impressionante.

São esperados em Hangzhou milhares de milhares de turistas para ver este pequeno tsunami a entrar pelo estuário, a uma velocidade que ronda os 43 quilómetros por hora. E com ondas, recorde-se, de dez metros de altura…

Apesar dos avisos das autoridades, há sempre milhares que aguardam pelo embate das ondas contra os limites da cidade para tirar ‘aquela foto’, fugindo depois a corrida enquanto o dilúvio cai sobre os passeios.

Veja a maior reflexão de ondas que ocorreu em Hangzhou no ano passado:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=69KAM3XDD7942

Em destaque

Subir