Mundo

Vídeo: Eurodeputada portuguesa encosta Macron à parede

O presidente francês esteve no Parlamento Europeu, nesta terça-feira, e foi arrasado por Marisa Matias, que tratou Emmanuel Macron como “um pequeno Napoleão” sem “conceção de Democracia”. Na base destas críticas estava o ataque à Síria. “Se o senhor quer paz no Médio Oriente, tem um bom remédio: pare de vender armas”, dispara Marisa. Veja o vídeo.

Marisa Matias acusa Emmanuel Macron de fazer ‘uma declaração de amor à Democracia’, mas sem conseguir pô-la em prática.

“O senhor apresenta-se aqui como presidente de França, mas na realidade deve pensar que é um pequeno Napoleão… É que veio fazer uma declaração de amor à Democracia, disse mesmo que a Democracia não é uma palavra oca. E eu pergunto-lhe: que Democracia?”, começou por dizer.

A eurodeputada portuguesa referia-se ao ataque à Síria, que resultou de uma aliança entre EUA, França e Alemanha, sem que outros países fossem auscultados.

“Que Democracia? Há menos de uma semana, unilateralmente, com Trump e May, avançou para um ataque sobre a Síria sem consultar rigorosamente ninguém?”

“A sua conceção de Democracia não tem cidadãos, não tem parlamentos? Não ouve a assembleia francesa? Ridiculariza as instituições europeias? A sua conceção de democracia não é oca. É inexistente. É napoleónica”, prosseguiu.

“Se o senhor quer paz no Médio Oriente, tem um bom remédio: pare de vender armas”.

Veja o vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2U7NXSNU4KA9

Em destaque

Subir