Nas Notícias

“Basta olhar para mim, nunca deixei de abdicar de uma parte do salário”

Marisa Matias, candidata à Presidência da República apoiada pelo Bloco de Esquerda, garantiu que não se aburguesou com a carreira política.

Com origens humildes, Marisa Matias tornou-se numa das protagonistas de um dos principais partidos portugueses, sendo eurodeputada desde 2009.

Os salários dos eurodeputados “são muito elevados”, mas a candidata bloquista não se aburguesou.

“Não, basta olhar para mim [risos]… Os salários são elevados, sobretudo se compararmos com Portugal, mas não deixei em momento nenhum de abdicar de uma parte do salário”, afirmou Marisa Matias.

Questionada sobre o destino dessa parte do salário que doa, na entrevista à CMTV, a candidata a Belém referiu “situações que são públicas de apelos para projetos artísticos ou ajudas a quem não tem dinheiro se defender em processos judiciais”.

“E há outras que merecem privacidade”, acrescentou: “Não entrego dinheiro ao partido, mas mantenho essa prática. Defendo que ninguém deve enriquecer à custa do exercício de cargos políticos”.

No entender da eurodeputada, a luta não passa por reduzir o salário dos eleitos para o Parlamento Europeu, mas sim “combater os salários de miséria” que existem em Portugal.

“Estive com mulheres que estão em risco de despejo e ver que ganham o salário mínimo e pagam 400 euros de renda… É impossível viver assim. Não precisam de mo explicar porque já ganhei o salário mínimo”, finalizou.

Em destaque

Subir