Nas Notícias

Vídeo: Cientistas treinam cães para detetar cancro da próstata

Uma equipa de investigadores do Instituto Purdue, da Universidade de Indiana (EUA) tem posto cães a cheirar urina humana. O objetivo é usar o poderoso faro canino como um diagnóstico rápido e não invasivo de cancro da próstata.

O trabalho destes cientistas, liderados por Mangilal Agarwal, baseia-se num estudo recente realizado em Itália, que confirmou uma espantosa fiabilidade de 98 por cento na capacidade dos cães identificarem odores associados ao cancro da próstata.

“Se for possível identificar qual o cheiro que na urina está associado ao cancro vai mudar toda a forma como atualmente diagnosticamos o cancro da próstata”, destacou Mangilal Agarwal.

O investigador que coordena o estudo, que se realiza em parceria com o Roudebush VA Medical Center, acredita que já foram identificadas as moléculas que serão a chave para este “teste do odor”.

“Será uma espécie de teste de gravidez, mas para o cancro da próstata”, explicou: “Se conseguirmos ter um sensor tão capaz como o faro do cão, com um diagnóstico a partir do odor da urina com 98 por cento de fiabilidade, vamos revolucionar este campo”.

Os homens que o digam. A atual técnica de diagnóstico mais comum é invasiva e dolorosa, pois requer uma biópsia. E, para piorar, os resultados nem sempre são certos…

Para evitar esses problemas, a equipa do Instituto Purdue está a treinar cães para identificarem, cheirando a urina humana, as tais moléculas associados ao cancro da próstata.

“Imagine que pode fazer este teste em casa, saber os resultados no mesmo dia e mostrá-los ao médico. Há imensas vantagens em desenvolver uma técnica que seja fiável e que não necessite de biópsia”, concluiu Mangilal Agarwal.

De acordo com o calendário dos cientistas, os resultados desta experiência com cães deverá estar concluída dentro de quatro anos.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=93BSXA6KHW6D

Em destaque

Subir