Nas Notícias

Fim de semana de calor em Portugal continental

O fim de semana será marcado, em Portugal, por temperaturas elevadas, um pouco como se tem verificado neste arranque de outono.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tanto sábado como domingo vão apresentar sol e temperaturas altas, no continente, com os termómetros a assinalarem valores superiores aos 30 graus Celsius (um cenário fora do comum para outubro, segundo assinalam).

De resto, os especialistas da meteorologia colocam em alerta amarelo várias regiões por causa do calor: Leiria, Setúbal, Santarém, Lisboa e algumas zonas da região da Madeira.

Para o fim de semana, o vento soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante leste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) de nordeste nas terras altas até final da manhã (tanto no sábado como no domingo), e sendo temporariamente de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde, segundo os especialistas do IPMA.

Madeira e Açores esperam aguaceiros

Nas regiões autónomas as condições climatéricas diferem um pouco do que é esperado no continente.

Assim, nos Açores o fim de semana poderá ser marcado por aguaceiros fracos.

Para a Madeira a chuva também é esperada. Os responsáveis do IPMA antecipam a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos, em especial nas terras altas nos próximos dias.

Esta informação resulta da análise efetuada por meteorologistas do IPMA e da informação que têm ao seu dispor.

Em destaque

Subir