Fórmula 1

Hamilton garante ‘pole’ e recorde no Grande Prémio do Japão

Lewis Hamilton vai partir da ‘pole position’ para o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, depois de ter estabelecido um novo recorde do Circuito de Suzuka na qualificação para a corrida de domingo. Um passo importante para tentar somar mais uma vitória e ampliar ainda mais a sua vantagem no Campeonato do Mundo.

Uma volta em 1m27,319s deu a Hamilton a 71ª ‘pole’ da sua carreira e garantiram-lhe a primeira posição na grelha, onde o seu principal rival, Sebastian Vettel, partirá a seu lado da primeira fila.

Vettel não foi o segundo mais rápido, pois foi também batido pelo outro piloto da Mercedes, Valtteri Bottas, mas como o finlandês tem uma penalização de cinco lugares na grelha, por troca da caixa de velocidades, o alemão da Ferrari fica assim com a pista livre à sua frente para tentar surpreender Hamilton.

Bem cedo se percebeu que o líder do campeonato estava em Suzuka para tentar mais uma ‘pole’, embora não se esperasse que conseguisse ‘demolir’ um recorde que era antigo, de Michael Schumacher.,

Mas a pista japonesa sempre foi favorável aos Mercedes e por isso os tempos de Hamilton e Bottas acabaram por ser algo de espectável, tal com o facto de atrás de Vettel terem ficado os dois pilotos da Red Bull, sendo que desta vez Daniel Ricciardo foi melhor do que Max Verstappen.

Kimi Raikkonen teve de se contentar com o sexto tempo no segundo Ferrari, enquanto Esteban Ocon foi o ‘melhor dos outros’, no mais rápido dos Force India, que sem dificuldade chegaram à Q3, à qual acederam também Felipe Massa, no melhor dos Williams, e Fernando Alonso, no melhor dos McLaren.

Mas foi por menos de 30 centésimas que o espanhol bateu o seu companheiro de equipa Stoffel Vandoorne, numa qualificação marcada pelo aparatoso despiste de Romain Grosjean logo na Q1.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m27,319s
2º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m27,651s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m27,791s
4º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m28,306s
5º Max Verstappen (Red Bull) 1m28,332s
6º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m28,498s
7º Esteban Ocon (Force India) 1m29,111s
8º Sergio Pérez (Force India) 1m29,260s
9º Felipe Massa (Williams) 1m29,480s
10’º Fernando Alonso (McLaren) 1m30,687s

Em destaque

Subir