Motociclismo

Valentino Rossi imperial em Assen

Valentino Rossi alcançou uma brilhante vitória no Grande Prémio da Holanda de MotoGP, que este domingo se disputou no Circuito de Assen. O italiano da Yamaha conseguiu emergir no comando depois de por lá terem passado Johann Zarco e Marc Marquez.

Foi uma prova bastante movimentada, da qual ficou arredado Maverick Viñales a meio da prova, depois de ter sofrido uma queda.

Na partida Johann Zarco aproveitou a ‘pole’ e assumiu o comando da corrida trazendo atrás de si Marc Márquez Valentino Rossi e Danilo Petrucci. Só que o francês da Tech 3 acabaria por se atrasar, enquanto Rossi passou para a frente depois de já ter deixado Marquez para trás.

Embora chegasse a rodar atrás dos quatro primeiros, Viñales acabou por sofrer uma queda a 14 voltas do final. depois de ter largado da 11ª posição da grelha.

Com Rossi claramente na frente, o interesse da corrida passou a residir na discussão pelo segundo posto, com Petrucci a levar a melhor sobre Marquez a meio da prova, que ainda estava longe de estar decidida.

A oito voltas do fim da corrida surgiu a chuva que levou a direcção de prova a permitir a troca de moto, numa altura em que Andrea Dovizioso subiu ao quarto lugar em troca com Zarco e logo de seguida atacou Marc Márquez para a seis voltas do final passar por Petrucci e encostar atrás de Rossi.

Petrucci acabaria por recuperar o segundo lugar, antes de partir ao ataque do líder, chegando a passar para o comando, enquanto Dovizioso cometeu um erro e permitiu a Marquez voltar ao terceiro posto, não sem resistência do italiano da Ducati, que ainda voltaria a passar o espanhol da Honda, antes de descer para quinto.

Nas duas últimas voltas Rossi conseguiu recuperar a liderança a Petrucci, que assim foi segundo à frente de Marquez e de Cal Crutchlow, que ainda conseguiu deixar para trás Dovizioso.

Classificação

1º Valentino Rossi (Yamaha) 41m41,149s
2º Danilo Petrucci (Ducati) + 0,063s
3º Marc Marquez (Honda) + 5,205s
4º Cal Crutchlow (Honda) + 5,243s
5º Andrea Dovizioso (Ducati) + 5,327s
6º Jack Miller (Honda) + 23,390s
7º Karel Abraham (Ducati) + 36,982s
8º Loris Baz (Ducati) + 37,058s
9º Andrea Iannone (Suzuki) + 37,166s
10º Aleix Espargaro (Aprilia) + 1m01,929s

Em destaque

Subir