Mundo

Trump elogia Guterres e o “trabalho muito espetacular nas Nações Unidas”

O Presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, teceu esta sexta-feira rasgados elogios ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, realçando o “trabalho espetacular” que tem sido desenvolvido. As declarações surgiram numa conferência de imprensa, na Sala Oval, no âmbito da visita de Guterres à Casa Branca.

Donald Trump confessou ter-se tornado “amigo” de António Guterres ainda antes de ter sido eleito presidente dos Estados Unidos, e aproveitou a conferência para elogiar o trabalho desenvolvido pelo secretário geral das Nações Unidas.

“Você tem feito um trabalho muito, muito espetacular nas Nações Unidas”, começou por dizer. “É preciso sorte e talento, e ele tem talento”, afirmou Trump, acrescentando depois que tem “a sensação de que as coisas vão acontecer nas Nações Unidas, como nunca se viu”.

O Presidente dos Estados Unidos referiu-se ainda ao “potencial tremendo” das Nações Unidas, mas lamentou o facto de não terem sido usadas “como deveria ser” nos últimos anos.

António Guterres, por seu turno, sublinhou o “firme” compromisso dos Estados Unidos com a organização, assente nos valores de “liberdade, democracia e direitos humanos”.

Recorde-se que no passado mês de Setembro, Trump e Guterres lideraram uma reunião focada na reforma das Nações Unidas, uma prioridade para a Casa Branca.

Para além disso,  temas como o Irão, a Coreia do Norte e o médio oriente terão sido também discutidos pelos dois líderes.

O secretário-geral da ONU lamentou ainda a decisão tomada na passada semana pelo governo de Trump, em abandonar a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

 

 

Em destaque

Subir