Nas Notícias

Testemunhas de Jeová proibidas de qualquer atividade na Rússia

As Testemunhas de Jeová estão oficialmente proibidas de qualquer atividade na Rússia, após a decisão tomada pelo Supremo Tribunal do país, que aceitou um requerimento do ministério da Justiça a exigir que a organização religiosa fosse encarada como um grupo extremista e perigoso para a sociedade russa.

Segundo a agência noticiosa Interfax, foi Svetlana Borisova, advogada do ministério da Justiça, que apresentou o requerimento ao tribunal, considerando que as Testemunhas de Jeová são uma ameaça ao quotidiano russo.

“Constituíam uma ameaça aos direitos dos cidadãos, à ordem pública e à segurança pública”, afirmou em tribunal.

Para além destas acusações, a advogada também reforçou a ideia de que os seguidores desta religião são contra as transfusões de sangue, o que alegadamente viola as leis russas sobre os cuidados de saúde.

Assim, o Supremo Tribunal declarou o fecho da sede central da organização religiosa, bem como das restantes 395 secções espalhadas pelo país. Foi ainda ordenada a confiscação de todas as propriedades pertencentes à organização.

Na Rússia, existem mais de 170 mil seguidores da religião. Há algum tempo que o grupo sente pressão, que começou pela proibição da distribuição de literatura que alegadamente violava as leis anti-extremistas em vigor.

Em destaque

Subir