Mundo

Sharbat Gula, a menina afegã da National Geographic, vai para prisão paquistanesa

sharbat-gula-ngA menina afegã de olhos verdes que se tornou na icónica capa da National Geographic, Sharbat Gula, foi agora detida num campo de refugiados no Paquistão e vai aguardar julgamento na prisão.

Atualmente com 46 anos, a afegã é acusada de falsificação de documentos, graças aos quais vivia, com dois filhos, num campo de refugiados.

Sharbat Gula terá subornado três funcionários públicos do Paquistão para conseguir os documentos, revelou uma fonte anónima da Agência de Investigação Federal (AIF) paquistanesa.

A mulher foi detida e vai aguarda julgamento na prisão. Incorre numa pena de até sete anos de prisão e/ou expulsão do país.

Os dois filhos da afegã evitaram a detenção e são agora procurados pela polícia paquistanesa.

Sharbat Gula tornou-se conhecida em 1985, quando era ainda adolescente e foi fotografada pelo norte-americano Steve McCurry num campo de refugiados em Peshawar, no Paquistão.

A National Geographic fez capa com a foto da menina de olhos verdes e lenço vermelho, que se tornou num ícone da revista e um objeto de estudo da arte contemporânea.

A afegã é investigada pela agência federal paquistanesa desde fevereiro do ano passado, quando rebentou um escândalo político no país envolvendo o suborno de funcionários públicos por parte de refugiados, oriundos sobretudo do vizinho (e rival mortal) Afeganistão.

Em destaque

Subir