Motores

Sebastien Loeb ganha etapa mas Stéphane Peterhansel lidera o Dakar

stephanepeterhanseldakar9

Um dia depois de Cyril Despres ter assumido a liderança da classificação dos automóveis do Rali Dakar 2017, Stéphane Peterhansel passou para a frente da prova, já que foi segundo na quinta etapa, que esta sexta-feira ligou Tupiza a Oruro, na Bolívia.

O vencedor da prova do ano passado terminou a somente minuto e meio de Sebastien Loeb, que foi o mais rápido na especial de 447 quilómetros, enquanto Despres se atrasou, pois perdeu-se no trajeto.

Tal como na véspera a navegação era um ponto crucial, para variar, Loeb esteve bem, ainda que a experiência de Peterhansel tenha prevalecido, pois ao perder minuto e meio para o seu companheiro de equipa na Peugeot o vencedor do Dakar do ano passado tenha passado para o comando do rali.

Despres perdeu-se mas conseguiu limitar os danos, pois na fase final da tirada conseguiu recuperar algum tempo e ser quarto na etapa, ainda que a mais de 10 minutos de Loeb.

Nani Roma foi o melhor da concorrência. O espanhol da Gazoo Toyota foi segundo na etapa, a somente 44 segundos do vencedor, e durante grande parte da especial conseguiu acompanhar o andamento de Sebastien Loeb, que é agora segundo da ‘geral’ a pouco mais de um minuto de Stéphane Peterhansel.

naniromadakar4

Já Cyril Despres ‘caiu’ para terceiro, e está ainda na luta pela vitória, uma vez que o seu prejuízo para o novo líder é inferior a cinco minutos. O mesmo se pode dizer de Nani Roma, que segue no quarto posto a menos de um minuto do ex-vencedor do Dakar em motos.

O mais azarado do dia foi Mikko Hirvonen. O finlandês da X-Raid Mini era segundo da ‘geral’ à partida para a etapa mas isso esfumou-se uma vez que se perdeu. O que acabou por fazê-lo descer à quinta posição, mas a mais de 40 minutos de Peterhansel, o que o afasta da discussão pelo triunfo.

Classificação da 5.ª etapa
1.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) 2h24m03s
2.º Nani Roma/Alex Haro Bravo (Toyota) + 44s
3.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) +1m31s
4.º Cyril Després/Davi Castera (Peugeot) + 10m33s
5.º Romain Dumas/Alain Guehénnec (Peugeot) + 11m55s

Classificação geral
1.º Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret (Peugeot) 14h02m58s
2.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Peugeot) + 1m09s
3.º Cyril Després/Davi Castera (Peugeot) + 4m54s
4.º Nani Roma/Alex Haro Bravo (Toyota) + 5m35s
5.º Mikko Hirvonen/Michel Périn (Mini) + 42m21s
6.º Jakub Przygonski/Tom Colsoul (Mini) + 59m55s
7.º Orlando Terranova/Andreas Schulz (Mini) + 1h04m49s
8º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzewitz (Toyota) + 1h08m11s
9.º Boris Garafulic/Filipe Palmeiro (Mini) + 1h57m40s
10.º Romain Dumas/Alain Guhénec (Peugeot) + 2h22m17s


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: