Clube dos Pensadores

Rentrée do Clube dos Pensadores com Catarina Martins

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, vai estar presente no primeiro debate do Clube dos Pensadores, depois da pausa de verão. A conversa com Joaquim Jorge decorre a 12 de Setembro (segunda-feira), às 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Noda de Gaia.

O Clube dos Pensadores tem a tradição de receber bloquistas. A primeira personalidade foi Francisco Louçã, em 2008, depois João Teixeira Lopes, João Semedo, em 2013, e recentemente Marisa Matias, como candidata presidencial.

Este movimento cívico já recebeu todos os líderes da oposição, mas faltava Catarina Martins, que “tem tido um desempenho excelente”, segundo Joaquim Jorge, guindando o Bloco nas últimas eleições legislativas de 2015 a uma votação acima dos 10 por cento (10,19), com 550 892 votos, formando um grupo parlamentar de 19 deputados. Ultrapassou o PCP e teve uma votação muito superior ao seu antecessor Francisco Louçã. Não deixou de ser surpreendente, pois teve mais do dobro dos seus votos, em relação a 2011.

“A boa auréola manteve-se nas presidenciais com Marisa Matias. Vamos ver o que acontece nas eleições autárquicas de 2017”.

O BE tem sido o suporte mais visível do governo de António Costa, ao invés o PCP tem uma posição mais resguardada

Os acordos à esquerda estão quase todos cumpridos. A negociação do Orçamento para 2017 que será discutido em Outubro na Assembleia da República fechará o que resta em aberto: vem aí discussão sobre os impostos.

O BE antevê caminho exigente, recentemente Catarina Martins afirmou que todos os dias são uma luta para ver o que é que é possível conseguir com a relação de forças que temos. O partido tem como prioridades: aumento do salário mínimo nacional; actualização das pensões e prestações sociais; justiça fiscal; combate ao abuso laboral e à precariedade.

O acordo tripartido PS , BE , PCP será posto à prova no próximo OE 2017.

O CdP este ano de 2016, já recebeu a ex-candidata presidencial do BE, Marisa Matias; Nuno Melo, eurodeputado do CDS; Daniel Bessa, economista, pelo seu 10.ºaniversário; Assunção Cristas, líder do CDS/PP; Rui Rio, eterno candidato à liderança do PSD, Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir
error: