Nas Notícias

Advogado do jovem agredido acusa RTP de “uma grande traição”

Santana-Maia Leonardo, advogado do jovem de Ponte de Sor agredido pelos filhos do embaixador do Iraque, critica a RTP pelo facto de a estação pública ter entrevistado o seu cliente. Estação pública defende-se e alega que “protegeu” Rúben Cavaco.

O jovem de Ponte de Sor teve alta médica na tarde da passada sexta-feira, depois de duas semanas de internamento, a recuperar das lesões provocadas pelos irmãos gémeos, filhos do embaixador do Iraque em Portugal.

Santana-Maia Leonardo, advogado de Rúben, manifesta desagrado pela decisão da RTP.

“Deixei claro a quem ia fazer o trabalho que só podiam falar com a mãe. Qualquer conversa com o Rúben estava fora de questão. Garantiram-me, sob compromisso de honra, que assim seria. Mas, aproveitando-se da bondade da mãe e de eu não estar presente, falaram com ele, gravaram a conversa e emitiram-na. Uma autêntica vergonha”, disse o advogado, em declarações ao Correio da Manhã.

O jovem de Ponte de Sor, recorde-se, esteve em perigo de vida, em coma induzido, depois de ter sido agredido na cabeça, no passado dia 17 de agosto. Esteve nos cuidados intensivos do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, sendo posteriormente transferido para a ala pediátrica. A alta médica chegou na sexta-feira, o que permitiu a Rúben celebrar o 16.º aniversário em casa.

De acordo com o advogado do jovem, Rúben Cavaco não está habilitado a falar sobre o processo, pelas condições em que se encontra. Apesar da alta, não está totalmente restabelecido e não apresenta “condições físicas nem psicológicas” para abordar o assunto.

Acresce que o caso está em segredo de justiça. Perante os factos, Santana-Maia Leonardo decidiu telefonar para a RTP, quando soube da entrevista.

“Liguei para a RTP e pedi para não passarem as declarações. Não quiseram saber. Emitir a reportagem foi um completo abuso e uma grande traição”, lamentou.

A mãe de Rúben, Vilma Boto, revelou ao Correio da Manhã que não tinha conhecimento deste alegado compromisso entre o causídico e a estação pública e só por isso deixou que Rúben falasse.

A RTP defende-se, alegando que o testemunho “foi autorizado e acompanhado pela mãe e com a concordância do jovem”. “A RTP protegeu o jovem e não expôs o seu estado físico”, acrescentou o canal.

Entretanto, soube-se de que há abertura, por parte da família de Rúben para um acordo com os agressores – os dois filhos do embaixador do Iraque. A mãe de Rúben diz que, neste momento, essa questão não se coloca.

Apesar de se abrir a possibilidade de um eventual entendimento, o processo que decorre não será extinguido. A hipotética acusação de tentativa de homicídio poderá avançar, uma vez que estamos perante um crime público, que não exige uma queixa – neste caso, por parte da família do adolescente.

Em destaque

Subir