Nas Notícias

“Que papel vamos fazer? De bibelôs?”, questiona líder dos bombeiros

Os bombeiros não entendem porque foram chamados a pronunciar-se sobre “um facto consumado”: a nomeação do novo presidente da Proteção Civil. Jaime Marta Soares questiona: “Que papel vamos fazer?”

O presidente da Liga dos Bombeiros representou estes profissionais na reunião de hoje da Comissão Nacional da Proteção Civil, na qual o Governo apresentou o próximo presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Mourato Nunes.

“Qual é o papel que vamos ali fazer? De bibelôs? Vamos dizer o quê? Não vamos falar no perfil porque já está escolhida a pessoa, vai-se votar a pessoa? Espero que seja por voto secreto, quando já está um nome em cima da mesa”, considerou Jaime Marta Soares.

“Chegámos aqui para uma audição sobre quem seria o futuro presidente da Autoridade, mas já está um facto consumado, já ontem a comunicação disse que é o senhor general. Isto não está bem, as coisas não devem ser feitas assim”, insistiu o representante dos bombeiros.

Eduardo Cabrita responderia mais tarde a Jaime Marta Soares. O ministro da Administração Interna fez questão de realçar que “foi estritamente cumprida a lei”.

Carlos Manuel Mourato Nunes, antigo comandante geral da GNR, foi indigitado pelo Governo como presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, na sequência da demissão  (em meados de outubro) de Joaquim Leitão.

Em destaque

Subir