Nas Notícias

PAN quer proibir animais no circo

O Pessoas-Animais-Natureza (PAN) quer proibir a utilização de animais no circo e avança, por isso, com uma proposta de lei que pretende ver aprovada.

“É cada vez mais consensual na sociedade portuguesa que os animais devem ficar à porta dos circos e nós acreditamos que há uma consciência cada vez maior por parte dos partidos”, afirmou o deputado André Silva.

E prosseguiu: “Sabemos que, por uma questão de princípio, quer o Partido Socialista quer o Bloco de Esquerda acompanharão este projeto-lei.”

Em declarações reproduzidas pela revista Sábado, André Silva sublinha que “não faz sentido que alguns animais continuem a ser explorados e outros não”.

“Estamos a falar de uma realidade muito sombria, de animais que ninguém se lembra, que têm vidas atrozes porque vivem em espaços extremamente confinados”, disse.

O PAN entende que deve existir um período de transição e para os tratadores dos animais que vão ficar sem emprego, se a medida for aprovada, quer apoios.

“Queremos de alguma forma salvaguardar a recuperação destas pessoas com apoios durante algum período”, salienta o deputado do PAN.

E conclui: “Iremos propor que o Estado apoie os tratadores destes animais na sua reconversão social e profissional. Mas são poucas pessoas portanto não estamos a falar de nenhum impacto orçamental.”

A proposta do PAN deverá ser debatida a 21 de dezembro de 2017.

Existem países onde é proibida a utilização de animais no circo, como são os casos de Holanda, Bélgica, Grécia, Malta e Chipre.

Em destaque

Subir