Ciência

Nova espécie de borboleta detetada em Portugal

Foi detetada uma nova espécie de borboleta em Portugal. É pequena, acastanhada e veio diretamente do hemisfério sul.

Borkhausenia crimnodes. É este o nome da nova espécie de borboleta identificada em Portugal por um grupo de investigadores do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto (CIBIO-InBIO). A descoberta foi publicada na revista científica ‘Nota Lepidopterologica’.

Jorge Rosete observou o animal perto da sua casa no Louriçal, Pombal, em 2012. A borboleta foi então observada depois pelo cientista Martin Corley, que trabalha na CIBIO-InBIO, que corroborou que esta espécie não era conhecida por estes lados. Foram realizadas análises genéticas que confirmaram tratar-se de uma espécie idêntica à que existe na África do Sul e noutros países do hemisfério sul.

Entre Julho de 2012 e Julho de 2016, foram observados várias borboletas desta espécie em Pombal, Ansião e Soure. Os cientistas, no artigo, associam a espécie à importação de madeira na região centro, pelo que a borboleta sobreviveu devido ao eucaliptal.

As borboletas Borkhausenia crimnodes que foram observadas na Beira Litoral são as primeiras descritas na Europa. “Uma vez que não havia registo até aqui na Europa, parece ter sido introduzida acidentalmente em Portugal, talvez proveniente da África Sul ou Argentina. Embora seja intrigante que estas localizações na Beira Litoral estejam distantes dos portos e aeroportos de Lisboa e Porto, há um pequeno porto na Figueira da Foz que pode ter sido a porta de entrada da Borkhausenia crimnodes. Sabe-se que dois fabricantes de papel na região importam madeira da África do Sul através deste porto”, explicam os investigadores no artigo.

 

Em destaque

Subir