Tecnologia

A Nikon cometeu um erro e a internet… não perdoa

A reputação da Nikon ficou em risco quando atribuiu um prémio a uma fotografia… que foi editada no Photoshop. A internet não tardou a descobrir o caso e a resposta foi contundente.

A internet, essa ‘entidade’ que pode inventar tudo aquilo que não existe, elegeu a Nikon como um dos alvos do momento.

A conhecida marca de máquinas fotográficas, seguida no Facebook por mais de dez milhões, promove vários concursos e num deles distinguiu Chay Yu Wei, um fotógrafo que conseguiu “capturar um avião em pleno voo”.

O problema é que a fotografia premiada não era verdadeira, como rapidamente ficou provado na internet.

Uma rápida edição ao nível das ‘curvas’ ou ‘camadas’, duas ferramentas básicas do Photoshop para qualquer fotógrafo, provava que a imagem premiada era composta pela montagem de duas fotografias.

O caso até poderia ter passado despercebido se Chay Yu Wei não tivesse caído na ratoeira. Quando perguntaram (num dos comentários) quanto tempo tinha esperado para apanhar o avião no enquadramento, respondeu: “Não foi muito. Tive sorte. Obrigado a todos!”

Foi o suficiente para pôr a internet em ação. Se a Nikon premeia uma fotomontagem, porque não concorrer com fotomontagens com gatinhos fofos, o temível Darth Vader ou até o Godzilla?

Inundada com imagens a parodiarem a fotografia premiada, a Nikon reagiu, em comunicado, e admitiu o erro.

“Nós acreditamos que a inovação e imaginação são a alma de cada imagem. Enquanto a inovação é estimulada pelos avanços tecnológicos nos nossos equipamentos e câmeras, a imaginação é encarada como a habilidade para ver a grandiosidade e usar as ferramentas de que dispomos para a tornar real”, começou por enquadrar o gigante da fotografia.~

“O NikonCaptures é um concurso de fotografia casual cujo foco não são os nossos equipamentos, mas a imaginação e a criatividade que cada fotógrafo exibe ao capturar e partilhar as suas imagens. Tomámos em consideração o feedback recebido e pedimos sinceras desculpas pela falta de vigilância da nossa parte”, concluiu a empresa.

Veja a imagem ‘original’:

nikon-awards-badly-photoshopped-photo-fail-1c

E as respostas da internet:

Em destaque

Subir