Nas Notícias

Marcelo responde ao Governo: “Chocado ficou o País”

“Chocado ficou o País com a tragédia vivida, com os milhares de pessoas atingidas”, responde Marcelo, quando confrontado com o facto de o Governo ter ficado chocado com o discurso do chefe de Estado. O executivo de António Costa terá informado o chefe de Estado das medidas que iria tomar e da subsituição da ministra. Marcelo deu a entender que não sabia de nada.

O Presidente da República foi confrontado com a notícia que dava conta sentimento do Governo sobre o discurso de Marcelo. O executivo de António Costa terá ficado “chocado” com as palavras do chefe de Estado, em Oliveira do Hospital.

“Chocado ficou o País com a tragédia vivida, com os milhares de pessoas atingidas. País esse que, naturalmente, esperou uma palavra para as vítimas e que espera com urgência reparação, reconstrução e olhar para o país atingido”, reagiu Marcelo Rebelo de Sousa, nesta quinta-feira, nos Açores.

O Governo não terá gostado do discurso de Marcelo, uma vez que o executivo de António Costa informou o Presidente da República sobre diversas medidas e propostas para proteger a floresta, bem como da saída de Constança Urbano de Sousa do Ministério da Administração Interna.

Recorde-se que, no discurso de Marcelo, não ficou patente a ideia de que o Presidente sabia dessas medidas. Pelo contrário: houve quem entendesse que aquele discurso precipitou a saída da ministra – que, afinal de contas, já seria do conhecimento de Rebelo de Sousa.

Esta polémica vem confirmar a ideia de que o estado de graça entre São Bento e Belém acabou.

Há quem atribua essa tensão aos incêndios de 15 de outubro, mas há quem faça uma associação ao encontro entre Marcelo e Santana e à saída anunciada de Pedro Passos Coelho da liderança do PSD.

Em destaque

Subir