Nas Notícias

Maioria PSD e CDS vai concorrer em coligação nas Legislativas’2015

Assembleia_Republica_900

Há acordo entre os líderes do PSD e CDS-PP, tendo em vista um acordo pré-eleitoral, nas eleições Legislativas do próximo ano. Pedro Passos Coelho e Paulo Portas anunciaram, num comunicado enviado à imprensa, que às 20h00 de hoje farão uma declaração ao país, num hotel em Lisboa.

Pedro Passos Coelho e Paulo Portas, líderes do PSD e CDS-PP, respetivamente, farão uma declaração ao país neste sábado, às 20h00, onde anunciarão que os dois partidos vão concorrer em coligação, nas eleições Legislativas do próximo ano.

A decisão de Passos e Portas não surpreende. Sabia-se que sociais-democratas e centristas discutiam esse cenário, apesar de algumas divergências durante a legislatura.

Não se conhecem os detalhes desse acordo, mas as linhas estratégicas da maioria estão definidas no Programa de Estabilidade apresentado pela ministra das Finanças. CDS e PSD estão em consonância.

É com esta estratégia de coligação que Passos Coelho e Paulo Portas tentam evitar uma vitória socialista no ato eleitoral de 2015.

A decisão de Passos e Portas não surpreende. Sabia-se que sociais-democratas e centristas discutiam esse cenário, apesar de algumas divergências durante a legislatura.

O PS de António Costa ainda não conseguiu (de acordo com as sondagens) cavalgar para uma maioria absoluta, sendo que os resultados conseguidos pelos socialistas (nesses estudos de opinião) estão muito perto da soma de PSD e CDS-PP.

Ou seja, na aritmética dos votos, os dois partidos de direita acreditam que podem derrotar o PS concorrendo em coligação.

Resta saber como reagirá o eleitorado a esta decisão. As próximas sondagens poderão das respostas, até porque já terão em consideração as medidas propostas pelo PS, no estudo macroeconómico encomendado a economistas.

O PS propõe menos austeridade e mais estímulos à economia, com algumas medidas ‘amigas’ dos trabalhadores. O Programa de Estabilidade defende prazos mais dilatados para a reposição de salários e fim da sobretaxa.

Em destaque

Subir