País

Lembra-se do acidente que partiu estátua de D. Sebastião? Agora é notícia no estrangeiro

Lisboa acordou, faz amanhã uma semana, com a notícia de que um jovem tinha partido a estátua de D. Sebastião, na estação do Rossio. Dias após a Infraestruturas de Portugal (IP) ter anunciado que ia processar o ‘vândalo’ o caso chegou à imprensa internacional.

Jornais de vários países estão a reportar o acidente, alegadamente provocado quando o jovem tentava tirar uma selfie junto da estátua, depois da IP (concessionária da estação de comboios do Rossio) ter revelado que aguarda pela avaliação do monumento para formalizar uma queixa-crime.

A imprensa espanhola, pela proximidade, é que a mais atenção tem dado ao caso, mas até do outro lado do Atlântico, quer no Brasil (como a Folha de São Paulo), quer nos EUA (como o The New York Post), foi noticiada a destruição da estátua com 125 anos.

Ainda na Europa, mas para lá do canal da Mancha, o The Mirror também deu espaço ao acidente.

Recorde-se que, segundo o Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, a estátua de D. Sebastião foi ‘empurrada’ do pedestal por um jovem de 24 anos.

De acordo com uma fonte policial que a Lusa citou sem identificação, o jovem estava a tentar subir para o nicho, com o intuito de fazer uma selfie, quando acabou por projetar a estátua para o chão, sendo esta destruída pelo impacto.

Em destaque

Subir