Motores

Francisco Guedes e Rui Águas vencem em Suzuka

Francisco Guedes e Rui Águas alcançaram uma brilhante vitória no Extremo Oriente, ao imporem-se na categoria Pro Am da primeira corrida da prova do Campeonato Blancpain GT Asia Series, que se disputou no Circuito de Suzuka.

O piloto da Ferrari Portugal e o seu talentoso companheiro de equipa, com quem dividiu um F488 GT3, estiveram em excelente plano desde o início da prova, já que depois do êxito do confronto de sábado foram terceiros no domingo.

Numa pista que desconhecia por completo Francisco Guedes usou as sessões de treinos livres para se ajustar a uma realidade nova: “A adaptação correu bastante bem mas infelizmente na qualificação não consegui fazer voltas rápidas: não só devido a situações de bandeiras vermelhas como amarelas”.

“Não saímos tão bem posicionados como gostaríamos, mas fomos ganhando terreno. Entreguei o carro em terceiro. Perdemos ainda 5 segundos nas boxes para a troca de pneus. Mas daí em diante o Rui fez um trabalho notável sempre a ganhar terreno para chegar ao primeiro lugar a duas curvas do final. Foi uma enorme alegria para nós”, explicou o piloto da Ferrari Portugal.

Na segunda corrida Guedes e Águas lograram mais um pódio, ao conseguirem subir ao lugar mais baixo do pódio dos Pro Am, isto depois de partirem da  11ª posição da grelha de partida e com condições atmosféricas adversas esperava-se uma corrida difícil mas a determinação dos pilotos portugueses estava no auge.

“O Rui fez um bom arranque mas levou um toque logo no início. Depois disso entrou o ‘safety-car’ e esta situação manteve-se quase todo o tempo que esteve ao volante. Só conseguiu fazer três voltas de corrida propriamente ditas”, começou por explicar Francisco Guedes.

Depois foi a vez do piloto da Ferrari Portugal se sentar aos comandos do Ferrari 488 GT3. “E nessa altura fiz o melhor que pude. Estava a chover e eu estava sistematicamente a ser o piloto mais rápido em pista. Recuperei até terceiro mas estava longe dos meus mais diretos adversários e optámos por não correr riscos dadas as condições”, contou.

Em destaque

Subir