Desporto

Ex-jogador do Manchester United fartou-se do dinheiro e tornou-se padre

Philip Mulryne, ex-jogador do Manchester United, fartou-se da vida de futebolista, rodeada de montes de dinheiro e de mulheres e dedicou-se à Igreja Católica, tornando-se padre. O antigo jogador chegou a partilhar o balneário dos Red Devils com nomes como David Beckham, entre 1996 e 1999.

Os calções, chuteiras e caneleiras deram lugar à batina. O Teatro dos Sonhos, como é conhecido o estádio do Manchester United, transformou-se numa Igreja Católica. Os lugares de David Beckham e Ryan Giggs foram ocupados por praticantes anónimos. Esta é a nova vida de Philip Mulryne, o antigo jogador de futebol que, “começou a sentir-se muito insatisfeito” com as coisas inerentes da profissão.

Padre Mulryne, agora, é o mais novo representante dos Dominicanos, uma ordem católica cujos principais valores são o voto de pobreza e castidade.

Uma decisão surpreendente para quem recebia perto de 700 mil euros anuais e dividia a vida entre os relvados e as discotecas, rodeado de mulheres.

“Não gostava das coisas inerentes à profissão de jogar: o dinheiro, as discotecas e a atenção por parte das mulheres”, explica Mulryne ao jornal The Times.

O antigo jogador confessou que se divertiu “durante algum tempo mas, ao chegar à casa dos 30”, essa diversão deu lugar a muita insatisfação.

“Adorava futebol, adorava os treinos e o meu estilo de vida trazia-me prazer, mas nada a longo prazo. Comprava três a quatro carros por ano porque me aborrecia e queria sempre mais”, recordou.

Philip Mulryne nasceu em Belfast, na Irlanda, e foi internacional em 27 ocasiões. Depois da passagem pelo Manchester United, oscilou entre clubes que atuavam entre a primeira e a segunda divisão inglesa.

O irlandês ficou célebre pelo episódio em 2006, quando foi deixado de lado de um encontro da seleção irlandesa frente a Inglaterra, depois de fugir do hotel e passar a noite a beber num bar. A Irlanda acabou por vencer o encontro e marcar presença no Campeonato do Mundo.

Em 2009, Mulryne despediu-se dos relvados e dedicou-se à religião ao entrar num seminário na capital norte-irlandesa.

“Este é um novo capítulo na minha vida”, declarou, na altura.

Agora, anos mais tarde, Mulryne tornou-se padre da Igreja Católica.

Na cerimónia de ordenação, contou com a presença especial do arcebispo americano Joseph Augustine Di Noia, um nome de referência no Vaticano, que viajou especialmente para Dublin para a ocasião.

Conheça Mulryne.

 

 

Em destaque

Subir