Ciência

Descoberta nova espécie de primata em Espanha

Foi descoberta uma nova espécie de primata em Lérida, Espanha, por uma equipa de investigadores do Instituto Catalão de Paleontologia Miquel Crusafont. Esta espécie de primata vivia nos bosques que cobriam a Europa há cerca de 37 milhões de anos.

A descoberta foi realizada através de mais de 120 restos recuperados perto da população de Sossís, a 500 quilómetros a nordeste de Madrid.

O ‘Journal of Human Evolution’, uma revista que se foca na área da paleontologia e que estuda a evolução dos primatas, publicou esta investigação devido ao seu interesse.

A espécie descoberta trata-se de um primata relativamente pequeno, denominado por Microchoerus hookeri, de acordo com o instituto.

A zona de Sossís é muita rica arqueologicamente, tendo sido descoberto na década de 1940 e, desde então, já foram encontrados diversos fósseis de mamíferos, entre os quais roedores, marsúpios, carnívoros primitivos, antepassados de cavalos e quatro tipos de primatas (Adapis, Microchoerus, Nievesia e Pseudoloris).

Como já é habitual entre os fósseis de primatas, os restos do Microchoerus hookeri são constituídos principalmente por dentes isolados e fragmentos de mandíbulas. Normalmente não se encontram outros restos do esqueleto porque são mais frágeis que os dentes e mandíbulas. Na investigação foram analisados até 120 fósseis do Microchoerus, naquela que parece ser a maior amostra de restos deste género em Espanha. Estes primatas são caracterizados pelos incisivos superiores e inferiores grandes e caninos comparativamente pequenos.

Raef Minwer-Barakat, investigador principal, explicou que “com base na morfologia dos dentes, interpretamos que tinha uma alimentação à base de fruta e resina”.

Para além disto, os investigadores sugerem que seriam animais noturnos, arborícolas, com grandes habilidades para o salto e com um peso entre 500 e 800 gramas, sendo, portanto, de pequena estatura.

As investigações prosseguem, numa tentativa de encontrar outros restos do esqueleto que possibilitem um melhor conhecimento da espécie.

Em destaque

Subir