Apresentações/Novidades

Novo Suzuki Swift a caminho

novosuzukiswift1

A Suzuki revelou a quarta geração do Suzuki Swift. Um utilitário que sofreu uma remodelação estética profunda, com destaque para uma secção dianteira onde sobressaem óticas mais esguias uma nova grelha e um ligeiro sulco que sublinha a amplitude das mesmas.

Um visual mais agressivo e moderno, mais de acordo com as novidades técnicas de que está impregnado, nomeadamente uma nova plataforma, suspensões, motor e diversos sistemas de ajuda à condução.

O novo Swift vai ser mostrado em Março no Salão de Genebra, mas estará no mercado no final do próximo ano com várias versões, incluindo uma híbrida. O que é uma estreia absoluta para a Suzuki, com um carro que será construído também na Índia.

À imagem do exterior o interior também foi reformulado, pois embora mantenha o carácter prático do seu antecessor, denota preocupações com o detalhe e, claro, revela mais equipamento, com destaque para os sistemas de infoentretenimento, com uma tela central multimédia de maiores dimensões.

novosuzukiswift2

Revestimentos metálicos por todo o habitáculo conferem mais requinte ao interior do novo Swift, que beneficia das maiores dimensões do modelo, que agora tem maior distância entre eixos (2,45 metros), que é mais comprido (3,84m) e é mais alto (1,53m), apesar de ser mais leve (860 kg). O que é possível graças à nova plataforma HEARTECT.

O comportamento em estrada foi tido em mente nestas alterações e também presidiu ao redesenho das suspensões, McPherson dianteiras e eixo de torção atrás.

Este Suzuki Swift estará disponível em três motorizações. Para além de um 3 cilindros DHOC de 1.0 Turbo (RS), haverá dois três cilindros de 1.2 litros, um dos quais híbrido. O primeiro tem 102 cv de potência e pode ser equipado com uma caixa automática de seis velocidades. Mais tarde surgirá um musculado bloco 1.4 Turbo Boosterjet destinado à versão Sport, que anuncia 140 cv de potência.

O Dualjet híbrido de 1.2 ltros debita 91 cv, promete uma grande eficiência térmica e deverá ser equipado com uma caixa de cinco velocidades manual ou com uma transmissão CVT. Este bloco tem a particularidade de incorporar um sistema ISG (Gerador Integrado de Arrqnue), que não funciona apenas para o sistam start&stop, também ajuda nas acelerações e regenera nas travagens.

Como opção a Suzuki propõe para o novo Swift o sistema de suporte de dupla travagem (DSBS), que é de série apenas na versão XG. Ajuda a travagem de emergência através de sensores embutidos no pára-brisas, que funcionam em articulação com um controlo de velocidade adaptativo (ACC).

novosuzukiswift3

Em destaque

Subir