Desporto

Derrota no dérbi gera desvantagem superior a 20 milhões de euros, lembra Ricciardi

José Maria Ricciardi aponta dois fatores para esperar por uma vitória do Sporting no próximo dérbi. Para além do prazer de superar o rival, implica o acesso às eliminatórias da Liga dos Campeões.

O banqueiro, conhecido adepto leonino, lembrou que o jogo com o Benfica, a contar para a penúltima jornada da Liga, pode ser decisivo para a atribuição no segundo lugar.

É que ficar em terceiro, reforçou, significa “partir com uma desvantagem de pelo menos 20 milhões de euros” face ao rival, devido à diferença de receitas entre a Liga dos Campeões (mesmo que nas eliminatórias de acesso) e a Liga Europa.

“Para um clube português é muito dinheiro. É uma desvantagem considerável”, insistiu Ricciardi, citado pelo Notícias ao Minuto.

A reformulação da Liga dos Campeões deixou cair um representante nacional, face à evolução do ranking europeu. E, prestes a segurar o título, só o FC Porto tem a presença (quase) certa.

“Se o ranking da UEFA só permite que duas equipas vão à Liga dos Campeões, ou melhoramos o ranking e voltamos a ter três equipas, o que me parece manifestamente difícil, ou isto, do ponto de vista económico vai pôr um problema aos três grandes”, salientou o banqueiro.

“Aquele que ficar de fora”, avisou Ricciardi, “terá uma desvantagem económica para os outros”, não só ao nível das receitas, como também porque a prova é a principal “montra para valorizar jogadores”.

Lembrando que “não há favoritos” em jogos deste calibre, o adepto leonino torceu, “claro”, pelo triunfo do Sporting, embora reconhecendo que “o Benfica pode perfeitamente ganhar”.

“Fantástico era ganhar o campeonato, mas isso vai ganhar o FC Porto”, acrescentou.

Para Ricciardi, o Sporting tem feito uma “época boa” que, sem a vitória na Liga, ‘exige’ o triunfo na Taça de Portugal.

Só que para isso é preciso derrotar, na final, o Desportivo das Aves. “Não há vencedores antecipados”, concluiu.

Em destaque

Subir