Motociclismo

David Castera assume organização do Rali de Marrocos

Navegador de Cyril Despres no último ‘Dakar’, David Castera assumiu agora o papel de organizador do Rali de Marrocos, competição que continua a pontuar para a Taça do Mundo FIA de Todo-o-Terreno e para o Campeonato do Mundo FIM da especialidade.

Numa estrutura totalmente nova (a empresa ODC), Castera reunir à sua volta uma equipa experiente e internacional para poder levar a cabo uma das melhores provas TT do Mundo. Daí que assuma um ADN que se resume numa frase: regresso às origens, acompanhado da tecnologia e da segurança atuais.

A principal preocupação nesta nova abordagem do rally é trazer o prazer para o centro de cada etapa: o prazer de pilotagem, prazer de navegação, descoberta, paisagem, convívio, partilha, aventura… Todos os componentes sem os quais esta disciplina não se teria tornado numa lenda.

“Fui o primeiro piloto de moto, e mais recente copiloto auto. Conheço o choque de outras culturas que pode existir na pista. Quero oferecer a todos a liberdade de desfrutarem do percurso sem a pressão de outras categorias”, afirma David Castera em relação à nova abordagem que pretende à frente da prova.

Paralelamente à divisão de percurso, a organização mantém o princípio do traçado em forma de boucle e promove as categoria Enduro Cup e SSV, com a chegada do ‘road-book’ eletrónico (que será opcional) para os participantes que se estreiam na competição.

Desde a sua criação conjunta em África, o percurso do trail e do rallye raid continuam a seguir caminhos paralelos. O Trail Desert Challenge será o seu novo trato de união entre ambos.

Verdadeiro raid à parte dedicado ao trail, a caravana do Trail Desert Challenge vai partilhar não só os momentos fortes da corrida partindo e chegando às mesmas cidades do Rallye du Maroc, como também a noite no bivouac maratona, onde estarão unicamente os concorrentes moto. O Trail Desert Challenge irá beneficiar da logística e da segurança do Rali de Marrocos. Não há cronómetro na corrida, mas desafios com base na navegação e na maneabilidade.

© RallyZone – Edoardo Bauer

Em destaque

Subir