Nas Notícias

Comissão Europeia aplica multa de 2,4 mil milhões à Google

A Comissão Europeia multou a gigante da Internet por considerar que o motor de busca é manipulado para dar relevância aos produtos da Google, prejudicando a concorrência, avança o Financial Times. Em causa, o comparador de preços Google Shopping. A Google discorda da punição e pondera recurso.

De acordo com a Comissão Europeia, a gigante tecnológica manipula a pesquisa para favorecer o Google Shopping, serviço que permite comparação de preços.

Em causa, um alegado mecanismo que torna o motor de busca mais ‘amigo’ das empresas da Google, colocando marcas concorrentes em plano secundário.

A investigação, que decorria há sete anos, termina com uma multa que atinge os 2,4 mil milhões de euros, um valor recorde.

A Google discorda da punição e pondera recurso.

“Vamos analisar detalhadamente a decisão da Comissão Europeia, ao mesmo tempo que consideramos um recurso e apresentar a nossa argumentação”, reage a Google, através do vice-presidente sénior Kent Walker.

“Quando alguém faz compras on-line, deseja encontrar os produtos que procura de uma forma rápida e fácil. E os anunciantes querem promover esses mesmos produtos. É por isso que o Google mostra anúncios de shopping, ligando os nossos utilizadores a milhares de anunciantes, grandes e pequenos, de formas que são úteis para ambos. Discordamos das conclusões hoje anunciadas”, acrescenta.

Em destaque

Subir