Economia

Chineses da EDP fogem aos impostos, denuncia o BE

O Bloco de Esquerda acusa a China Three Gorges de criar uma sociedade no Luxemburgo para fugir aos impostos. Nas contas do partido, a principal acionista da EDP recebeu 725 milhões de euros em dividendos livres de qualquer tributação.

São quase “400 mil euros por dia” que os chineses ganham sem pagar qualquer imposto, adianta o BE, com base no artigo publicado no sábado pelo Expresso.

“Controlando a EDP a partir da subsidiária no Luxemburgo, a empresa chinesa garante o não pagamento de impostos pelos dividendos que recebe da elétrica portuguesa e também que esses montantes poderão ser transferidos facilmente para a China, sem pagar impostos”, refere a denúncia bloquista.

Em 2011, quando adquiriu a EDP (21,35 por cento do capital por 2550 milhões de euros), a China Three Gorges registou uma sociedade “no paraíso fiscal Luxemburgo”, a China Three Gorges International Europe S.A., “para gerir a participação” na elétrica gerida por António Mexia.

“A escolha do Luxemburgo por parte da empresa chinesa ter-se-á devido a maiores garantias de isenção de impostos por parte daquele paraíso fiscal e, também, devido ao facto da troika estar a intervir em Portugal e o rating do país ser considerado lixo’, pelas empresas de rating”, argumentou o BE, citando várias vezes o artigo do Expresso.

A mesma prática, acrescenta o partido, é usada pela Fosun, “que detém 24 por cento do BCP” e controla as participações em Portugal “a partir do Luxemburgo, onde criou duas empresas”.

Em destaque

Subir