Nas Notícias

CADIn lança programa para crianças com espetro do autismo

O CADIn – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil – acaba de inaugurar duas salas para a implementação do programa de intervenção precoce CADIR, uma nova valência para crianças com idade inferior aos 4 anos que apresentem sinais de perturbação da relação e comunicação ou perturbação do espetro do autismo.

De forma a encontrar oportunidades para promover o desenvolvimento das crianças durante as sessões, uma das salas criadas pelo CADIn para a implementação deste programa foi totalmente equipada para incorporar a intervenção em Integração Sensorial.

O programa CADIR foi baseado no modelo DIR (Desenvolvimento, Diferenças Individuais e Relação), construído nos EUA na década de 90 pelo pedopsiquiatra Stanley Greenspan e com uma taxa de sucesso bastante significativa.

Seguindo a abordagem Floortime – focada nas competências sociais, emocionais e intelectuais, evitando os comportamentos isolados – o modelo inclui especialidades terapêuticas como a Psicologia, a Terapia da Fala e a Integração Sensorial (Terapia Ocupacional) e pressupõe o envolvimento da família e a articulação com os profissionais do Jardim de Infância que a criança frequenta.

Para o coordenador do programa e especialista no modelo DIR – Floortime, Pedro Caldeira da Silva, “o conjunto das perturbações do espetro do autismo tem sido cada vez mais diagnosticado”.

“A deteção precoce é importante, pode fazer diferença e afetar positivamente a evolução, porque hoje temos meios de intervenção adequados às crianças pequenas, assim que surgem os primeiros sinais de perturbação da relação e da comunicação”, refere o pedopsiquiatra.

O primeiro passo do programa passa por, ao serem detetados os sinais de perturbação da relação e comunicação, realizar uma avaliação ao longo de 5 sessões com vista à caracterização do perfil da criança – analisando, não só, as capacidades de comunicação e interação social mas também de comportamento, integração sensorial e de desenvolvimento.

Mediante os resultados desta avaliação, realizada por uma equipa multidisciplinar, é posteriormente elaborado um plano de intervenção adequado às caraterísticas e necessidades da criança.

Sobre o CADIn

Criado em 2003, o CADIn é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) pioneira. Foi o primeiro centro em Portugal dedicado ao tratamento e estudo das perturbações do neurodesenvolvimento.

As famílias encontram no CADIn uma equipa de profissionais especializados no diagnóstico e tratamento das perturbações do neurodesenvolvimento, que acredita que cada pessoa tem direito aos melhores cuidados para poder realizar todo o seu potencial, em quaisquer circunstâncias e estágios de vida.

O apoio sustentado aos seus utentes e famílias não passa apenas pela excelência clínica: o CADIn foi pensado como um projeto de responsabilidade social inovador, orientado para fazer bem o bem. A Bolsa Social é um fundo constituído por doações que comparticipa o custo do acompanhamento quando as famílias não têm condições económicas para o suportar sozinhas ou em casos de crianças e jovens à guarda de instituições. Hoje, um quarto das pessoas que o CADIn acompanha recebe o apoio da Bolsa Social.

Em destaque

Subir