Hoje é dia

5 de setembro, nasce Freddie Mercury, a voz de um rei nos Queen

Hoje é dia de recordar Freddie Mercury, cantor e compositor britânico, vocalista dos Queen, considerado um dos melhores artistas de todos os tempos.

Nasceu Farrokh Bulsara – na localidade de Stone Town, Cidade de Pedra, em Zanzibar, a 5 de setembro de 1946 –, mas adotou o nome artístico de Freddie Mercury. Como líder dos Queen, e detentor de uma voz única, conquistou o seu espaço na galeria dos mais talentosos.

Freddie Mercury é um dos melhores cantores de todos os tempos, reconhecido pelos críticos e pela legião de fãs que ainda o venera. E é uma das vozes mais conhecidas do mundo, facto comprovado em algumas votações em todo o mundo.

A sua entrada nos Queen dá-se quando conhece, na faculdade, o baixista Tim Staffell, que tinha uma banda chamada ‘Smile’, composta por Brian May, como guitarrista, e Roger Taylor, baterista.

Freddie foi um dia participar num dos ensaios e tornou-se vocalista a partir de abril de 1970, quando Tim deixa o grupo. A banda passa a chamar-se ‘Queen’.

Como compositor, Mercury criou diversas músicas que elevaram os Queen. Destacam-se ‘Bohemian Rhapsody’, ‘We Are The Champions’ e o romântico ‘Love Of My Life’.

Nos palcos, exalava poder, assente na sua voz imperial e numa postura a condizer. Tornou-se uma figura incontornável da história da música, não apenas como vocalista dos Queen, mas também com alguns trabalhos a solo, como produtor e músico convidado.

Freddie viria a morrer a 24 de novembro de 1991, vítima de uma broncopneumonia, causada pela sida. Morreu um dia depois de revelar que padecia desta doença. Hoje, dia em que se assinala o seu nascimento, recorda-se o rei.

Neste dia, em 1494, é ratificado o Tratado de Tordesilhas, por Portugal. No mesmo dia, em 1944, Bélgica, Holanda e Luxemburgo estabelecem outro tratado, que dá origem à Benelux.

Nasceram a 5 de setembro Johann Christian Bach, compositor alemão (1735), Auguste Comte, sociólogo francês (1798), Aleksey Tolstoy, dramaturgo russo (1817), Konstantin Tsiolkovsky, físico russo (1857), e John Cage, compositor e escritor norte-americano (1912).

Nasceram ainda Andrian Nikolayev, cosmonauta russo (1929), Raquel Welch, atriz norte-americana (1940), Werner Herzog, realizador alemão (1942), Freddie Mercury, cantor britânico-tanzaniano, líder dos Queen (1946), Michael Keaton, ator norte-americano (1951), e Luís Marques Mendes, político e advogado português (1957).

Morreram neste dia Nijo, 78.º imperador do Japão (1165), Pierre Choderlos de Laclos, escritor e general do exército francês (1803), Auguste Comte, filósofo (1857), Ludwig Boltzmann, físico austríaco (1906), e Madre Teresa de Calcutá, missionária católica e beata macedónia, naturalizada indiana (1997).

Quer receber o Hoje é Dia todos os dias na sua caixa de correio?


Patrocinado

Apps PT Jornal

Descarregar na App StoreDescarregar do Google Play

Newsletters PT Jornal

Selecione as newsletters

Mais partilhadas da semana

Subir