Hoje é dia

19 de novembro, morre Schubert, um dos melhores compositores do século XIX

Hoje é dia de recordar Schubert, compositor austríaco, considerado um dos melhores do seu tempo. Apesar do seu talento, não mereceu o reconhecimento dos contemporâneos. Morreu jovem e tornou-se eterno.

Franz Peter Schubert nasceu na Áustria, a 31 de janeiro de 1797, e foi um compositor do fim da era clássica.

Com um estilo marcante, inovador e poético do romanticismo, Schubert escreveu cerca de 600 temas, além de óperas, sinfonias, sonatas, entre muitos outros trabalhos de uma imensa obra.

Morreu jovem, aos 31 anos, e não viveu o tempo suficiente para ter, em vida, o reconhecimento do público.

O estilo de Schubert, imaginativo, lírico e melódico, fá-lo ser considerado um dos maiores compositores do século XIX, que estabelece a ponte do estilo clássico para o romântico.

Os seus biógrafos consideram Schubert como um dos inúmeros artistas incompreendidos pelos seus contemporâneos. O compositor viria a morrer em Viena, precisamente a 19 de novembro de 1828, data que hoje se recorda.

Nasceram a 19 de novembro Bartolomeu de Gusmão, padre e inventor brasileiro, um dos pioneiros da aviação (1724), Indira Gandhi, política indiana (1917), Ted Turner, magnata e filantropo norte-americano (1938),  e Calvin Klein, estilista norte-americano (1942).

Nasceram ainda Marco Chagas, ciclista português (1956), Matt Sorum, músico, compositor e produtor, ex-baterista do Guns N’ Roses (1960), Meg Ryan, atriz norte-americana (1961), e Jodie Foster, atriz norte-americana (1962).

Morreram neste dia Alexandre I da Rússia, czar do Império Russo (1825), Emma Lazarus, poetisa norte-americana (1887), João Guimarães Rosa, escritor brasileiro (1967), e Mário Barradas, encenador e ator português (2009).

Hoje, assinalam-se o Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes, o Dia Internacional do Homem e o Dia Mundial do Xadrez.

Em destaque

Subir