Tecnologia

Youtube: Edição de vídeos abre caminho a uma revolução

O maior site de multimédia do mundo, Youtube, lança ferramenta para edição de vídeos publicados. Utilizadores vão poder editar os vídeos dentro da própria plataforma, o que pode ser o início de uma autêntica revolução.

Durante esta semana, o Youtube vai disponibilizar uma série de ferramentas incorporadas no próprio site, que permite ao utilizador editar o vídeo, mesmo que ele já tenha sido publicado. Para já, estão disponíveis funções como o brilho, contraste ou saturação da imagem. Na parte do movimento será possível atrasar ou acelerar o mesmo. Cortar partes do vídeo ou acrescentar outras imagens também são possibilidades.

A disponibilização desta nova ferramenta deixa parecer que outras funcionalidades poderão ser adicionadas futuramente, transformando assim a plataforma num autêntico estúdio de efeitos especiais. Embora o utilizador possa editar o vídeo depois de este já estar publicado, apenas poderá fazê-lo se o mesmo tiver menos de mil visualizações.

Esta ferramenta já estava na verdade disponível. No entanto, anteriormente, e após edição, era criado um novo vídeo mantendo o original. Agora, todas as modificações feitas têm impacto nas imagens originais preservando desta forma as visualizações e partilhas que o vídeo havia tido até ali.

Pode ser o início de uma revolução na forma que vemos hoje em dia vídeos na internet, colocados por milhões de pessoas em todo o mundo. Para ter uma ideia, o Youtube, a mais conhecida plataforma de alojamento de vídeos na internet, armazena mais de 50 mil novas horas de vídeo diariamente. São poucos no entanto aqueles que se tornam realmente conhecidos, mas o site da Google pretende agora dar mais ferramentas a quem publica nele as imagens.

Em destaque

Subir