Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro na ‘pole’ para a segunda corrida na China

TiagoMonteiroXangai 1TiagoMonteiroXangai 1 600Tiago Monteiro vai partir da ‘pole position’ para a segunda corrida do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, que este fim-de-semana se disputa no circuito de Xangai. Isto por via do 10.º tempo conseguido na qualificação para a primeira corrida, que dita, de maneira inversa, a grelha de partida para o segundo confronto.

O piloto português da Honda debateu-se ao longo dos treinos com o ‘handicap’ de 40 kg adicionado aos Civic, mas mesmo assim conseguiu o oitavo tempo, para depois ser o terceiro mais veloz na primeira sessão de qualificação.

Na segunda e decisiva Q2 Tiago sentiu ‘na pele’ tanto o lastro como também o facto da pista chinesa não se adequar às características do seu carro.

“Os resultados conseguidos são muito bons, dadas as circunstâncias. Na qualificação 1 mostrei o potencial máximo do carro e na qualificação 2 a diferença para os líderes era maior. Não ia conseguir lutar pelo top cinco, pelo que passei a pensar na segunda corrida e em conseguir o 10.º lugar. E correu bem. A grelha inverte e numa corrida parto de 10.º mas na outra da ‘pole’”, conta o piloto do Porto.

“Estamos mais competitivos em situação de corrida do que em qualificação. A diferença para os nossos adversários é menor nessas circunstâncias, mas mesmo assim vai ser uma missão quase impossível”, avisa.

“Há seis Chevrolet no top 10 e estão cerca de um segundo mais rápidos. Isso diminui ou anula mesmo as nossa hipóteses. Mas fica a certeza de que não vamos facilitar. Vamos dar luta até ao fim e tentar proporcionar um bom espetáculo. Minimizar os estragos é a nossa missão”, acrescenta Tiago Monteiro.

Yvan Muller acabou por ser o grande dominador da qualificação, batendo o seu companheiro Tom Chilton na batalha pela ‘pole position’ para a segunda corrida, ao realizar uma volta ao circuito de Xangai em 1m53,486s, que lhe permitiu bater o recorde do traçado no WTCC.

Chilton tirou partido do ‘cone de aspiração’ proporcionado pelo francês para gastar apenas mais três décimas do que ele e garantir a segunda posição da grelha de partida e fazer com que a RML monoplize a primeira fila.

Resultado da qualificação

1.º Yvan Muller (Chevrolet) 1m53,486s
2.º Tom Chilton (Chevrolet) 1m53,868s
3.º Pepe Oriola  (Chevrolet) 1m54,008s
4.º James Nash  (Chevrolet) 1m54,034s
5.º Alex MacDowall  (Chevrolet) 1m54,054s
6.º Rickard Rydell  (Chevrolet) 1m54,215s
7.º  Norbert Michelisz (Honda) 1m54,576s
8.º Robert Huff (SEAT) 1m54,623s
9.º Gabriele Tarquini (Honda) 1m54,666s
10.º Tiago Monteiro (Honda) 1m54,959s

Em destaque

Subir