Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro mitiga dificuldades com top cinco na Argentina

TiagoMonteiroArgentina314TiagoMonteiroArgentina314 600Tiago Monteiro terminou na quinta posição ambas as corridas da ronda argentina do campeonato do mundo de carros de turismo (WTCC), que este fim-de-semana se disputou no circuito de Termas de Rio Hondo.

O piloto português sentiu algumas dificuldades com a falta de velocidade de ponta do seu Honda Civic TC1 no traçado argentino, e apesar de ter feito um bom arranque largando da quinta posição para a primeira corrida, depressa se teve de inclinar perante os fortes argumentos dos três Citroën C-Elysée oficiais.

Se nas primeiras curvas Tiago ainda esboçou resistência a José Maria Lopez e Yvan Muller, depressa se teve de inclinar perante o argentino e o francês. A Sebastien Loeb deu mais resistência, mas também acabou por ceder, terminando a prova a defender o quinto posto dos ataques de Tom Chilton.

Na segunda corrida o piloto do Porto largou da sexta posição, fez uma boa largada mas ficou sempre retido atrás do seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini. Assim tornou-se rapidamente numa ‘presa fácil’ para Pechito Lopez e Yvan Muller, que largando da quinta fila rapidamente se acercaram das posições cimeiras.

LopezArgentina314 600Sebastien Loeb tentou imitar os seus colegas de equipa, mas desta vez o antigo campeão do mundo de ralis não foi bem sucedido e Tiago Monteiro pôde repetir a quinta posição do confronto anterior. O que permitiu ao piloto português manter a diferença para Gabriele Tarquini no campeonato, onde continua a ocupar o quarto colocado, logo atrás dos homens da Citroën.

“Foi uma boa operação, e somámos pontos importantes para as contas do campeonato, que era o nosso objetivo para esta jornada. Apesar de estarmos mais próximos dos Citroën em termos de andamento, resultado dos últimos ajustes ao Honda Civic, ainda não é suficiente e temos muito para trabalhar, sobretudo ao nível do chassis e do motor”, refletiu o piloto português após o final da prova.

Já José Maria Lopez deu um passo importante na direção ao título, já que se impôs nas duas corridas e aumentou a sua vantagem sobre Yvan Muller, apenas terceiro em ambos os confrontos. O argentino confirmou assim o favoritismo, numa pista da qual sabe todos os segredos.

Para os resultados de Muller muito contribuiram as exibições de Norbert Michelisz na primeira corrida e de Robert Huff na segunda. O húngaro tirou partido de um arranque fulgurante para realizar uma prova solitária na primeira prova da tarde, enquanto o inglês, que fora sétimo na corrida anterior, soube aproveitar a ‘pole position’ na segunda para liderar grande parte do confronto e ser segundo. Um resultado que para a Lada soube quase como uma vitória.

RobHuffArgentina314 600Classificação

Corrida 1

1.º José Maria López (Citroën) 13 voltas

2.º Norbert Michelisz (Honda) + 2,526s

3.º Yvan Muller (Citroën) + 3,271s

4º Sébastien Loeb (Citroën) + 7,613s

5.º Tiago Monteiro (Honda) + 8,871s

Corrida 2

1.º José Maria López (Citroën) 13 voltas

2.º Rob Huff (Lada) + 1,863s

3.º Yvan Muller (Citroën) + 2,896s

 4.º Gabriele Tarquini (Honda) + 5,311s

5.º Tiago Monteiro (Honda) a 5,893s

Em destaque

Subir