Ralis

Bruno Magalhães resiste a José Pedro Fontes e garante terceiro triunfo na Madeira

BrunoMagalhaesMadeira414BrunoMagalhaesMadeira414 600Bruno Magalhães e Carlos Magalhães venceram pela terceira posição do Rali Vinho da Madeira, após uma última etapa em que tiveram que aguentar a pressão de José Pedro Fontes e a progressiva falência da embraiagem do Peugeot 208 T16.

Largando para este derradeiro dia de prova com mais de 14 segundos de vantagem, o piloto de Oeiras sabia que a tirada iria ser tudo menos fácil, dada a rapidez do Porsche 997 GT3 do seu adversário nas especiais de asfalto da ilha, especialmente se esse asfalto estivesse seco.

Mesmo condicionado pela embraiagem do seu 208 T16, Bruno Magalhães venceu uma das oito classificativas que compunham a etapa, enquanto José Pedro Fontes venceu três – incluindo a última (Encumeada). O que permitiu ao piloto portuense encurtar a diferença final para apenas quatro segundos.

No entanto, e como lembrou o vencedor, o piloto do Peugeot já perdeu por segundos outras edições do Rali da Madeira.

Tal como Fontes, Alexandre Camacho também tirou partido da rapidez do Porsche 997 GT3 em asfalto seco, para assinar bons tempos e ‘selar’ o último lugar do pódio absoluto e a melhor posição entre os pilotos madeirenses.

NunesMadeira414 600Claro que Miguel Nunes brilhou na mesma medida, já que aos comandos de um Mitsubishi Lancer Evo X conseguiu ser segundo na competição FIA e venceu mesmo um dos troços deste último dia.

Bernardo Sousa não teve uma prova fácil na estreia aos comandos do Ford Fiesta R5, mas ao longo da prova foi-se adaptando ao carro e nesta última etapa conseguiu mesmo ser o mais veloz em duas especiais, justificando a quinta posição absoluta e o terceiro lugar FIA. Resultado que abre boas perspetivas para a próxima participação do piloto no ‘Mundial’, no Rali da Alemanha.

Miguel Campos também venceu uma classificativa neste último dia, mas os muitos problemas elétricos com que se debateu no novo Peugeot 208 T16 só lhe permitiu o sexto lugar absoluto e quarto na competição FIA.

Uma última palavra para a situação caricata do pódio final, por via dos regulamentos, que fez subir os três primeiros da competição FIA e deixou de fora o segundo e terceiro da classificação absoluta. Resultado das regras impostas pela Federação Internacional do Automóvel, que são incompreensíveis para o público em geral.

MiguelCamposMadeira414 600Classificação final

1.º Bruno Magalhães/Carlos Magalhães (Peugeot) 2h52m 10,9s

2.º José Pedro Fontes/Inês Ponte (Porsche) + 4,0s

3.º Alexandre Camacho/Pedro Calado (Porsche) + 1m19,9s

4.º Miguel Nunes/João Paulo Fernandes (Mitsubishi) + 1m42,1s

5.º Bernardo Sousa/Hugo Magalhães (Ford) + 1m52,6s

6.º Miguel Campos/Vitor Calado (Peugeot) + 4m09,6s

7.º Filipe Freitas/Daniel Figueiroa (Porsche) + 7m15,6s

8.º Luis Serrado/Johnny Santos (Peugeot) + 13m16,2s

9.º Duarte Ramos/Luís Ramos (Mitsubishi) + 13m55,7s

10.º Rui Jorge Fernandes/João Pedro Freitas (Citroën) + 18m06,3s

Em destaque

Subir