Velocidade

WTCC: Tiago Monteiro consegue quarto pódio da época em Salzburgring

TiagoMonteiroSalzburgring414TiagoMonteiroSalzburgring414 6Tiago Monteiro conseguiu este domingo subir ao pódio pela quarta vez esta temporada no campeonato do mundo de carros de Turismo (WTCC), ao terminar na terceira posição a segunda corrida realizada no circuito austríaco de Salzburgring.

O piloto português da Honda esteve em plano de evidência numa pista com muitas retas e adversa ao seu Civic TC1, completando um bom resultado de conjunto com a obtenção do quinto lugar na primeira corrida do dia.

Largando apenas da sétima posição da grelha de partida, Tiago fez um magnífico arranque, que lhe valeu chegar ao quinto posto logo após as primeiras curvas. Depois teve de defender a posição do feroz ataque de Tom Chilton e confirmou-se mais uma vez como o melhor piloto dos Honda em pista.

“Tinhamos perfeita consciência que seria a jornada mais difícil do ano. E daí estes resultados serem ainda mais inesperados mas também muito gratificantes. É o sinal de que não nos podemos dar por vencidos antes do final de cada corrida. Estou muito satisfeito com os resultados que consegui somar”, refere Tiago Monteiro.

O piloto do Porto voltou a fazer um bom arranque na segunda corrida, mas apesar das posições ganhas na largada viu-se um pouco prejudicado pela interrupção que levou a um segundo recomeço. De qualquer forma admite que seria impossível ir além do pódio.

“Passei de quarto para segundo, mas depois a prova foi interrompido e quando arranquei novamente mantive a posição, mas sabia que era uma questão de tempo até o Citroën nos apanhar. Ainda tentei impedir a ultrapassagem, mas na reta não havia muito que pudesse fazer e não valia a pena correr riscos”, acrescentou Tiago Monteiro.

Yvan Muller dominou por completo a primeira corrida, enquanto um erro de Jose Maria Lopez permitiu a Tom Coronel subir à segunda posição, diante do argentino, enquanto um mau arranque de Sebastien Loeb o relegou para o quarto posto.

JoseMariaLopezSalzburgring314No segundo confronto Lopez redimiu-se vencendo, enquanto Muller se envolveu num acidente que também colocou fora de prova os Lada de Robert Huff e James Thompson.

Quando a corrida reatada os quatro Honda ficaram na frente, mas Jose Maria Lopez não tardou a deixar para trás Norbert Michelisz, Medhi Bennani, Tiago Monteiro e Gabriele Tarquini, que no final da prova teve de se defender da pressão exercida pelo piloto português.

Classificação

Corrida 1

1.º Yvan Muller (Citroën) 20m56,737s

2.º Tom Coronel (Chevrolet) + 3,840s

3.º Jose Maria Lopez (Citroën) + 4,276s

4.º Sebastian Loeb (Citroën) + 5,427s

5.º Tiago Monteiro (Honda) + 12,403

Corrida 2

1.º Jose Maria Lopez (Citroën) 51m59,898s

2.º Gabriele Tarquini (Honda) + 1,683s

3.º Tiago Monteiro (Honda) + 2,554s

4.º Norbert Michelisz (Honda) + 3,651s

5.º Tom Coronel (Chevrolet) + 3,908s

Em destaque

Subir