Fórmula 1

Fórmula 1: Nico Rosberg vence no Mónaco e recupera a liderança do campeonato

NicoRosbergMonaco314NicoRosbergMonaco314 600Nico Rosberg venceu o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1, disputado este domingo nas ruas do Principado. Uma corrida que o alemão da Mercedes comandou de princípio a fim, depois de assumir a liderança tirando partido da ‘pole position’.

E se no início da prova Lewis Hamilton exerceu uma certa pressão sobre o seu companheiro de equipa, problemas do inglês – que aparentemente que queixou de problemas de visibildade – deixaram-no em dificuldades nas últimas voltas ao ponto da Mercedes equacionar uma segunda paragem nas boxes,.

Ciente de que Rosberg iria recuperar a liderança do campeonato e que nada podia o evitar, Hamilton optou por não arriscar novo ‘pit stop’, acabando a corrida a ter de defender a segunda posição dos ataques de Daniel Ricciardo.

O australiano da Red Bull bem se aproximou do inglês da Mercedes, mas como se sabe no Mónaco uma coisa é chegar-se à traseira de um adversário, outra é ultrapassá-lo. E o piloto de Perth não o conseguiu, apesar de ambos terem de dobrar vários concorrentes nas últimas voltas da corrida.

RicciardoMonaco314 600A terceira posição conseguida por Ricciardo foi um contraste total com mais um abandono de Sebastian Vettel no começo da prova – devido a problemas no ERS do seu Red Bull –, que afasta cada vez mais o campeão do mundo da luta pelas posições cimeiras do campeonato.

O australiano até nem arrancou bem para esta corrida, sendo surpreendido pelo seu companheiro de equipa e por Kimi Raikkonen, mas o finlandês não conseguiu capitalizar a terceira posição que ocupava no começo da prova ao ser obrigado a uma segunda paragem nas boxes para substituir a asa dianteira do seu Ferrari, danificada por um toque no Marussia de Max Chilton aquando da entrada em pista do Safety Car.

Assim, e mais uma vez, o melhor homem da equipa de Maranello voltou a ser Fernando Alonso, ainda que o espanhol não tenha conseguido acompanhar os três primeiros, efetuando uma corrida soltária na quarta posição durante quase toda a prova.

HulkenbergMonaco314 600Mais atrás várias circunstâncias concorreram para o quinto lugar de Nico Hulkenberg, nomeadamente uma penalização a Jean-Eric Vergne – por quase causar uma colisão com Jan Magnussen nas boxes, que contribuiu para que Jenson Button acabasse por ser o melhor piloto da McLaren na sexta posição.

Classificação

1.º Nico Rosberg (Mercedes) 1h49m27,661s

2.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 9,210s

3.º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 9,614s

4.º Fernando Alonso (Ferrari) + 32,552s

5.º Nico Hulkenberg (Force India) + 1 volta

6.º Jenson Button (McLaren) + 1 volta

7.º Felipe Massa (Williams) + 1 volta

8.º Romain Grosjean (Lotus) + 1 volta

9.º Jules Bianchi (Marussia) + 1 volta

10.º Kevin Mgnussen (McLaren) + 1 volta

Em destaque

Subir