Velocidade

Blancpain Endurance: Álvaro Parente sétimo em Silverstone

AlvaroParenteSilverstone314AlvaroParenteSilverstone314 600Álvaro Parente teve de se contentar com a sétima posição na segunda prova do campeonato Blancpain Endurance Series, que este fim-de-semana se disputou no circuito de Silverstone.

O piloto português até esteve na liderança da corrida no seu turno de condução, mas depois, quando Grégoire Demoustier passou para os comandos do McLaren MP4-12 C n.º 98 da ART Grand Prix a equipa começou a perder posições.

“Consegui arrancar bem e subi ao primeiro lugar e passei a atacar de modo a poder construir uma boa vantagem para os meus adversários. No entanto, com os pneus gastos o carro estava muito difícil, com a traseira muito nervosa e não era fácil ser rápido. Ainda assim realizei um bom turno e esperava podermos terminar no pódio”, afirmou Álvaro Parente no final da corrida.

Demoustier não resistiu ao outro McLaren da formação gaulesa, na altura tripulado pelo seu compatriota Kevin Estre, e depois cedeu o segundo posto ao Bentley Continental GT2 de Andy Meyrick, que o britânico e os seus colegas de equipa Guy Smith e Steven Kane levariam à vitória.

Já no turno de condução de Alexandre Prémat o francês não evitou um pião quando terminou um período de safety car e acabou por descer à sétima posição em que o McLaren n.º 98 viria a concluir a corrida.

Kevin Estre, Kevin Korjus e Andy Soucek ‘salvaram a honra’ da ART Grand Prix ao levarem o McLaren nº 99 à segunda posição, com Marc Basseng, César Ramos e Laurens Vanthoor a completarem o pódio no Audi R8 da WRT.

MiguelFaiscaSilverstone214 600Quanto aos restantes pilotos portugueses, Miguel Faísca foi o segundo melhor, no Nissan GT-R da GT Academy, foi décimo na classe Pro-Am e sendo 20.º da classificação geral absoluta.

O piloto lisboeta realizou o último turno de condução, quando o carro n.º 35 estava fora do top dez da categoria, mas apesar do desgaste de três horas de prova Faísica lá conseguiu mais uma excelente prestação.

Já André Couto foi 21.º no Audi R8 que dividiu com os chineses Zhent e Cheng, enquanto Filipe Barreiros e Francisco Guedes foram segundos entre no Gentleman Trophy, depois de uma boa recuperação final do F458 GT3 da Ferrari Portugal.

Classificação

1.º Smith/Meyrick/Kane (Bentley) 84 voltas
2.º Estre/Korjus/Soucek (McLaren) + 1,274s
3.º Basseng/Ramos/Vanthoor (Audi) + 28,649s
4.º Sandström/Ortelli/Guilvert (Audi) + 29,487s
5.º Afanasiev/Wolf/Dusseldorp (Mercedes) + 45,974s
6.º Verdonck/ Primat/Schneider (Mercedes) + 47,901s
7.º Parente/Demoustier/Prémat (McLaren) + 1m02,468s
8.º Buncombe/Millen/Strauss (Nissan) + 1m41,571s
9.º Mies/Nash/Stippler (Audi) + 1 volta
10º Harthy/Jelley/Caine (Aston Martin) + 1 volta

Em destaque

Subir