Velocidade

WTCC: Pódio de Tiago Monteiro em Suzuka

TiagoMonteiroSuzuka2TiagoMonteiroSuzuka510Tiago Monteiro conseguiu mais um pódio no Campeonato do Mundo de Carros de Turismo ao terminar na terceira posição a segunda corrida disputada este domingo no circuito japonês de Suzuka. Um resultado que salvou o dia do piloto português, obrigado a desistir no primeiro confronto devido a acidente.

De facto foram duas provas completamente diferentes, já que apesar de efetuar um excelente arranque largado do sexto lugar da grelha de partida a primeira corrida acabou por não ter o desfecho desejado para Tiago.

Primeiro, devido a um movimento súbito de um adversário, foi obrigado a alargar a trajetória e morder a borda da pista. Isso fê-lo cair para o oitavo lugar. Depois Pepe Oriola acabou por promover a colisão do seu Chevrolet Cruze no Honda Civic do piloto do Porto. E a prova ficou definitivamente comprometida.

“Ou ganhava posições naquela altura ou seria muito mais complicado depois. Arrisquei e não correu bem. Não me arrependo, até porque deu bom espetáculo”, começou por explicar Tiago Monteiro.

“Mais tarde, já depois de tanto pressionar o Oriola, consegui dar início à ultrapassagem, mas ele não me deu espaço e embati na barreira de pneus. A minha corrida acabou ali e para ele também, que foi penalizado”, referiu ainda.

No segundo confronto, para o qual partida do quinto lugar, o piloto português fez novamente um bom arranque, colocando-se no quarto posto e atacando o seu companheiro de equipa Gabriele Tarquini.

O italiano estava mais lento, pelo que voltas mais tarde foi mesmo obrigado a deixar passar Tiago Monteiro, que face ao tempo perdido atrás de Tarquini já não conseguiu aproximar-se dos dois primeiros, Tom Coronel e Mehdi Bennani.

TomCoronelSuzuka“Apesar de ter perdido muito tempo atrás do Gabriele Tarquini tentei chegar perto dos dois primeiros, mas já era tarde demais. O terceiro lugar foi um bom resultado, e apesar da desistência na primeira corrida foi um fim-de-semana muito postivo”, assume o piloto portuense.

“A equipa esteve muito bem, o carro com uma excelente performance. Estamos a evoluir bastante e isso é gratificante”, acrescentou Tiago Monteiro, que com este resultado regressou ao top dez do campeonato.

Se Tom Coronel se impôs na segunda corrida de Suzuka, o húngaro Norbert Michelisz converteu a ‘pole position’ para o primeiro confronto em vitória, numa prova onde o terceiro lugar proporcionou virtualmente mais um título mundial ao francês Yvan Muller.

Classificação

Corrida 1
1.º Norbert Michelisz (Honda) 26 voltas
2.º Alex MacDowall (Chevrolet) + 4,832s
3.º Yvan Muller (Chevrolet) + 5,149s
4.º Tom Chilton (Chevrolet) + 5,422s
5.º James Nash (Chevrolet) + 14,377s

Corrida 2
1.º Tom Coronel (BMW) 26 voltas
2.º Mehdi Bennani (BMW)  + 2,259s
3.º Tiago Monteiro (Honda) + 9,935s
4.º Gabriele Tarquini (Honda) + 10,732s
5.º James Nash (Chevrolet) + 11,438s

Em destaque

Subir