Fórmula 1

Fórmula 1: Sebastian Vettel imperial em Singapura

VettelSingapura2 210VettelSingapura2Sebastian Vettel conseguiu a sua sexta vitória de temporada, ao impor-se no Grande Prémio de Singapura de Fórmula 1, que este domingo se disputou no traçado urbano daquela cidade-estado do sudoeste asiático. Com isto dilatou a vantagem no campeonato para 60 pontos.

O alemão da Red Bull dominou a corrida apesar de na largou não ter aproveitado a ‘pole position’, já que Nico Rosberg o ultrapassou na primeira curva. Contudo o campeão do Mundo recuperou a liderança na curva seguinte e afastou-se de imediato.

A partir dessa altura o interesse da corrida centrou-se nas posições secundárias, onde a luta animou com o despiste de Daniel Ricciardo, que fez o Safety Car entrar em pista, relançando a animação na prova.

RosbergSingapura2Sem pararem nas boxes nessa altura, Vettel e Rosberg mantiveram-se na cabeça da corrida, à frente de Mark Webber e Lewis Hamilton, que contrariamente a Romain Grosjean e Fernando Alonso optaram por não parar nessa altura.

No reatamento Sebastian Vettel voltou a afastar-se de Nico Rosberg, acabando por garantir um triunfo folgado que espelhou a sua superioridade ao longo de todo o fim-de-semana, enquanto as segundas paragens do alemão da Mercedes e de Webber colocaram Alonso no segundo lugar.

Da mesma forma Kimi Raikkonen beneficiou de ter parado aquando do acidente de Ricciardo, com o finlandês da Lotus a subir ao último lugar do pódio, graças a uma ultrapassagem ao inglês da McLaren perto do final. Um resultado que salvou um fim-de-semana complicado por umas terríveis dores nas cores.

F1SingapuraNico Rosberg e Lewis Hamilton conseguiram limitar os danos de uma estratégia errada da Mercedes com os quarto e quinto postos, depois de ultrapassarem Mark Webber perto do final. Problemas no Red Bull do australiano obrigaram-no a parar na última volta.

Deste azar beneficiaram Felipe Massa, Jenson Button, Sergio Perez e Nico Hulkenberg para subirem uma posição na classifição, mercê de uma boa tática que

Paul di Resta também teve. Mas o escocês estragou a sua prova ao perder o controlo do seu Force India e acabou no muro. Já Romain Grosjean viu a sua brilhante corrida estragada por problemas na bomba de combustível do seu Lotus, pois quando seguia no top cinco foi forçado a visitar as boxes pela terceira vez. O francês acabaria por abandonar algumas voltas mais tarde.

Classificação

1.º Sebastian Vettel (Red Bull) 1h59m13,132s

2.º Fernando Alonso (Ferrari) + 32,627s

3.º Kimi Raikkkonen (Lotus) + 43,920s

4.º Nico Rosberg (Mercedes) + 51,155s

5.º Lewis Hamilton (Mercedes) + 53,159s

6. Felipe Massa (Ferrari) + 1m03,877s

7.º Jenson Button (McLaren) + 1m23,354s

8.º Sergio Perez (McLaren) + 1m23,820s

9.º Nico Hulkenberg (Sauber) + 1m24,261s

10.º Adrian Sutil (Force India) + 1m24,668s

11.º Pastor Maldonado (Williams) + 1m28,479s

12.º Esteban Gutierrez (Sauber) + 1m37,894s

13.º Valtteri Bottas (Williams) + 1m45,161s

14.º Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) + 1m53,512s

15.º Mark Webber (Red Bull) + 1 volta

16.º Giedo Van der Garde (Caterham) + 1 volta

17.º Max Chilton (Marussia) + 1 volta

18.ºJules Bianchi (Marussia) + 1 volta

19.º Charles Pic (Caterham) + 1 volta

Em destaque

Subir