Velocidade

WTCC: Mau tempo ‘rouba’ oportunidade para Tiago Monteiro ganhar

TiagoMonteiroEslovaquia314TiagoMonteiroEslovaquia314 600O mau tempo que se abateu este domingo sobre o Slovakia Ring acabou por motivar o cancelamento da segunda corrida do campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), que este domingo se disputou na Eslováquia, e para a qual o piloto português da Honda detinha a ‘pole position’.

Em causa esteve a segurança dos pilotos, que a Direção da corrida teve de salvaguardar, tal como sucedeu nas últimas voltas – quando estavam cumpridas apenas nove – do primeiro confronto da tarde, cumpridas atrás do Safety Car, o Alfa Romeo 4C guiado pelo também português Bruno Correia.

Tiago Monteiro percebe o motivo do cancelamento da segunda corrida, e não apenas porque arrancava na frente: “Para mim era importante já que estava na frente, mas também que para o espetáculo, para os fãs e para a transmissão televisiva teria sido melhor”.

WTCCeslovaquia214 600“Já disputei provas em condições piores noutras categorias. Sempre fizemos a partida, mesmo que poucas voltas depois a prova fosse cancelada. Não fiquei contente, como é óbvio. Esta é a minha opinião pessoal, mas claro que respeito as decisões tomas em prol da segurança de todos”, considera o piloto do Porto.

Na primeira corrida a sétima posição foi o resultado possível, já que apesar de ter feito um bom arranque as difíceis condições climatéricas e um toque tornaram impossível fazer melhor, apesar de um “Honda Civic bem equilibrado e com uma boa performance”.

“Sair tão atrás e naquelas condições, não havia razão para correr riscos. Até porque as minhas hipóteses estavam na corrida 2. Arranquei muito bem, passei vários carros, mas um toque de um adversário fez-me voltar à 10.ª posição. E depois recuperei três lugares até a prova ser interrompida. Não tenho dúvidas que a sair na frente e sem cometer erros chegaria à vitória”, acrescenta Tiago Monteiro.

LoebEslovaquia214 600Sebastien Loeb mostrou as vantagens da ‘escola’ dos ralis na única corrida disputada, ao impor-se à chuva diante do seu companheiro de equipa José Maria Lopez, que arrancara da ‘pole position’ mas mostrou ter ainda muito para aprender na condução em piso molhado.

Nesse confronto o melhor piloto dos Honda foi o ‘privado’ Norbert Michelisz, que subiu ao último lugar do pódio, para contentamento para os muitos fãs seus que se deslocaram da vizinha Hungria.

Classificação corrida 1

1.º Sébastien Loeb (Citroën) 9 voltas
2.º José María López (Citroën) + 1,057s
3.º Norbert Michelisz  (Honda) , 2.194s
4.º Tom Coronel (Chevrolet) + 2,946s
5.º Tom Chilton (Chevrolet) + 3,813s
6.º Gianni Morbidelli (Chevrolet) + 4,758s
7.º Tiago Monteiro (Honda) + 6,233s
8.º Gabriele Tarquini (Honda) + 6,936s
9.º Robert Huff (Lada) + 8,329s
10.º Yvan Muller (Citroën) a 9,181s

Em destaque

Subir