Ralis

WRC: Jari-Matti Latvala alcança triunfo concludente na Argentina

LatvalaArgentina314LatvalaArgentina314 600Jari-Matti Latvala venceu de forma concludente o Rali da Argentina, quarta prova do campeonato do Mundo da especialidade que este domingo se concluiu na região de Córdoba.

O finlandês da Volkswagen, que partiu para este dia de prova com mais de meio minuto de vantagem sobre o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, foi capaz de ampliar essa diferença para mais do dobro em três das quatro classificativas disputadas na derradeira tirada.

Percebendo que não conseguiria vencer o rali sul-americano, o francês optou por concentrar todos os seus esforços na Power Stage que encerrou o evento e que lhe poderia fornecer três pontos extras.

O campeão do Mundo seria bem sucedido nesse objetivo, ainda que não evitasse terminar a prova a quase minuto de meio de Latavla, que assim apenas ganhou cinco pontos a Ogier no campeonato de pilotos.

MeekeArgentina314 600Noutro duelo, pela terceira posição, Kris Meeke acabou por levar a melhor, salvando o fim-de-semana à Citroën, que no primeiro dia do rali argentino tinha visto Mads Ostberg atrasar irremediavelmente.

Andreas Mikkelsen bem tentou alcançar o britânico, mas teve mesmo de se contentar com a quarta posição, tal como a Volkswagen com a ‘dobradinha’ em vez do monopólio do pódio. Isto porque o alternador do terceiro Polo R WRC voltou a dar ‘dores de cabeça’ ao norueguês.

Thierry Neuville confirmou o melhor resultado da Hyundai com quinto posto final, que compensa a marca coreana da perda de Dani Sordo no segundo dia de prova.

O belga não teve de se preocupar com Robert Kubica para quem a sexta posição serviu que nem uma luva, num rali assumido com muitas cautelas de modo a terminá-lo.

HirvonenArgentina314 600E o polaco foi mesmo o melhor homem da M-Sport, mesmo se Mikko Hirvonen deu um ar da sua graça ao vencer duas classificativas neste último dia, numa prova que Mads Ostberg não conseguiu concluir devido a ferimentos numa mão.

Classificação final

1.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila  (Volkswagen) 4h41m24,8s

2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 1m26,7s

3.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen) + 5m54,7s

4.º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (Volskswagen) + 6m18,3s

5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 8m25,8s

6.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 10m08,0s

7.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 10m32,2s

8.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 12m03,9s

9.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) 19m54,8s

10.º Nasser Al-Attiyah/Giovanni Bernacchini (Ford) + 23m10,2s

Em destaque

Subir