Ralis

WRC: Sebastien Ogier soma e segue na Polónia

OgierPolonia614OgierPolonia614 600Sebastien Ogier aumentou a sua vantagem no campeonato do mundo de ralis, ao vencer o Rali da Polónia, que este domingo se concluiu naquele país do leste europeu.

O francês da Volkswagen partiu para a última etapa com uma vantagem confortável superior a um minuto sobre o seu companheiro de equipa Andreas Mikkelsen, pelo que se esperava que viesse a gerir essa diferença neste último dia de prova.

Mas o campeão do Mundo, como vem sendo hábito, não se ficou por garantir os 25 pontos da vitória, e aplicou-se na derradeira Power Stage, de modo a adicionar mais três, impondos-se aí também a Mikkelsen.

O norueguês da Volkswagen teve na prova polaca a sua melhor exibição da temporada, sendo certo que se não fossem os problemas de travões do penúltimo dia podia ter dado outra luta ao seu ‘chefe de fila’. E isso explica os mais de um minuto e sete segundos que o separaram da primeira posição.

NeuvillePolonia614 600Atrás dos dois primeiros Thierry Neuville fez tudo para preservar a terceira posição até final, não arriscando nada nesta derradeira tirada e garantindo o segundo pódio do ano à Hyundai.

Claro que o belga tirou partido do acidente de Mads Ostberg na véspera e também dos problemas sentidos pelo seu companheiro de equipa Juho Hanninen, que levaram o finlandês da Hyundai a terminar apenas na sexta posição.

Estes percalços contribuiram também para que Mikko Hirvonen ser quarto, ainda que na Polónia o finlandês da M-Sport nunca se tenha destacado muito, tal como Jari-Matti Latvala, que na quinta posição foi o mais apagado dos pilotos da Volkswagen, ainda que possa alegar a seu favor o facto de ter partido um amortecedor do seu Polo R WRC na segunda etapa.

KubicaPolonia614 600Neste último dia Robert Kubica voltou a ter problemas, conseguindo a muito custo terminar o ‘seu’ rali, já que caiu para bem longe do top dez, no qual terminaram Handy Paddon, Hening Solber e Martin Prokop.

Os problemas dos dois primeiros dias também tiveram impacto na prova do português Bernardo Sousa, que levou o seu Ford Fiesta R5 ao 16.º lugar absoluto e quinto da categoria WRC2, ganha pelo estoniano Ott Tanak.

Classificação

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 2h34m02,0s

2.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m07,7s

3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 2m13,5s

4.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 2m32,4s

5.º Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Volkswagen) + 2m33,1s

6.º Juha Hanninen/Tomi Tuominen (Hyundai) + 2m49,9s

7.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 4m27,9s

8.º Handy Paddon/Jonathan Kennard (Hyundai) + 4m32,1s

9.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 4m59,0s

10.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 6m11,3s

 

Em destaque

Subir