Ralis

WRC: Sebastien Ogier sela triunfo esmagador no México

Sebastien Ogier mexico2014Sebastien OgierSebastien Ogier confirmou o domínio exercido durante o Rali do México alcançando uma vitória indiscutível na prova centro-americana do Campeonato do Mundo. Na curta terceira etapa do evento o campeão do Mundo apenas se limitou a gerir a vantagem de mais de um minuto com que partiu para a tirada.

Depois de deixar o seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala vencer o penúltimo troço, o francês da Volkswagen também deixou Mads Ostberg ganhar nos mais de 50 quilómetros da derradeira classificativa.

Isso permitiu assim ao norueguês da Citroën conseguir os três pontos da Power Stage e assim limitar os estragos provocados pelo incidente da véspera.

No final Ogier impôs-se por mais de 1m12s a Latvala, que fez o que lhe competia e deu à Volkswagen uma merecida ‘dobradinha’, face a uma concorrência que se mostrou bastante impotente para acompanhar os dois pilotos da frente.

Thierry NeuvilleThierry Neuville concluiu a prova mexicana no terceiro lugar, dando à Hyundai o ambicionado primeiro pódio do i20 WRC. Mas não sem algum drama à mistura. È que na ligação viu o motor do seu carro aquecer demasiado e só resolveu o problema despejando cerveja no radiador de água.

Assim o belga pôde atingir o parque fechado final e assim confirmar o magnífico resultado para a sua equipa, apenas no terceiro rali do WRC realizado pelo novo carro.

Mikko HirvonenNa quarta posição concluiu o britânico Elfyn Evans, que depois dos problemas de Mikko Hirvonen na primeira etapa acabou por ser o melhor dos pilotos dos Ford da M-Sport, ainda que terminado a mais de seis minutos do vencedor.

Da mesma forma Martin Prokop apenas teve que manter a quinta posição que ocupava no final da segunda tirada, dada a diferença para o sexto colocado, Benito Guerra, o melhor dos pilotos locais.

Chris Atkinson, no segundo Hyundai, também não viu ameaçado o seu sétimo posto por um Mikko Hirvonen para quem os pontos da oitava posição souberam a pouco. O mesmo sucedendo com Mads Ostberg, que fechou o top dez depois de regressar à prova recorrendo ao sistema super rali.

Classificação final

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 4h27m41,8s
2.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Volkswagen) + 1m12,6s
3.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 5m28,6s
4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 6m49,3s
5.º Martin Prokop/Jan Tománek (Ford) + 9m54,4s

6.º Benito Guerra/Bernardo Rosada (Ford) + 12m57,6s
7.º Chris Atkinson/Stéphane Prévot (Hyundai) + 15m15,4s
8.º Miko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Ford) + 17m06,8s
9.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 25m41,6s
10.º Youri Protasov/Piotr Cherepin (Ford) + 28m18,2s

Em destaque

Subir