Ralis

WRC: Sebastien Ogier consegue quarto triunfo do ano na Sardenha

Ogier414OgierSardenha414 600Como se esperava, depois dos percalços de Jari-Matti Latvala no sábado, Sebastien Ogier impôs-se no Rali da Sardenha, que este domingo se concluiu naquela ilha italiana do Mediterrâneo, e dessa forma obteve a sua quarta vitória do ano e a sua 20.ª no WRC.

Os mais de um minuto de vantagem com que o campeão do mundo arrancava para este derradeiro dia de prova não deixavam grande margem de dúvida quanto ao êxito do francês da Volkswagen.

É certo que Ogier tinha de ir a abrir a estrada e a limpar a mesma para os seus adversários, mas sem erros dificilmente seria incomodado. Além disso, o gaulês ainda não se coibiu de ganhar mais um ponto na Power Stage.

Sem poder pensar na vitória, Mads Ostberg optou por se aplicar em manter a segunda posição até final e dar à Citroën um importante resultado. Daí que o norueguês tenha ganho a primeira especial deste último dia, podendo dar-se ao luxo de permitir a Latvala ganhar as duas seguintes. No final pouco mais de nove segundos ficaram a separar o segundo e terceiro classificados.

Andreas Mikkelsen sabia também que não tinha possibilidades de chegar ao pódio, pelo que na Power Stage tentou e conseguiu ser o mais rápido somando mais três pontos aos conquistados com a quarta posição.

EvansSardenha414 600Elfyn Evans nunca esteve em posição de incomodar o norueguês da Volkswagen, preocupando-se em garantir o quinto lugar e o melhor resultado para a equipa M-Sport, depois de perder o Fiesta de Mikko Hirvonen no primeiro dia.

Já no WRC 2, uma confusão nos tempos da segunda etapa fez com que Bernardo Sousa descesse à quarta posição horas depois da tirada terminar. Assim o piloto português foi obrigado a um ‘forcing’ que o levou a ser o segundo melhor no primeiro troço do dia conseguindo ascender à terceira posição da categoria, em que viria a terminar, atrás do italiano Lorenzo Bertelli e do francês Sebastien Chardonnet.

Não obstante o resultado, Bernardo Sousa não deixou de lamentar que fatores externos o tenham impedido de lutar pelo triunfo na categoria e, provavelmente, terminar no top dez da classificação geral absoluta.

BernardoSousaSardenha414 600“Apesar de marcarmos presença no pódio, subimos ao mesmo com um sabor amargo devido a alguns problemas por parte da organização. Estamos felizes mas sabemos que temos capacidades para mais e melhor”, afirma o piloto madeirense, que diz está já a “trabalhar para a Polónia”, o seu próximo compromisso, aí no campeonato da Europa de ralis.

Classificação final

1.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) 4h02m37,8s

2.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m23,1s

3.º Jari-Matti Latvala/Mika Anttila (Volkswagen) + 1m32,8s

4.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 2m39,3s

5.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 4m41,8s

6.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 6m05,3s

7.º Henning Solberg/Ilka Minor (Ford) + 7m15,8s

8.º Robert Kubica/Macej Szczepaniak (Ford) + 12m19,0s

9.º Lorenzo Bertelli/Mitia Dotta (Ford) + 15m22,1s

10.º Khalid Al Qassimi/Chris Patterson (Citroën) + 16m49,3s

Em destaque

Subir