Jari-Matti Latvala é o novo líder do Rali de França-Alsácia, tirando partido de um furo sofrido por Thierry Neuville, que na véspera assumira o comando do evento. Um percalço que custou a perda de muito tempo e a queda para a quinta posição.
“Ia muito rápido num cruzamento à direita e deslizei ligeiramente, acabando por bater em algo. Uma pedra ou algo do género. O pneu bateu fora o aro e deixou fugir ar”, contou Neuville referindo-se à forma como pneu o pneu traseiro esquerdo.
Até então o belga da M-Sport possuía 13,1s de vantagem na liderança da prova, deixando Dani Sordo estava no comando, ainda que Neuville tenha ganho a terceira especial da tarde, em Soultzeren.
Sordo foi vendo aproximar-se rapidamente, pois Latvala encurtou a diferença para espanhol da Citroën na especial de Hohaldsburg, para depois ficar atrás do finlandês na super-especial de Mulhouse, concluindo o dia a quatro décimas do novo líder do rali.
Já Sebastien Ogier recuperou parte do atraso sofrido na véspera e conseguiu guindar-se à terceira posição, estando agora a pouco mais de segundo e meio de Latvala, e mantém intactas as esperanças de celebrar o seu primeiro título mundial com uma vitória no seu país.
O novo campeão do Mundo também benefiou de uma ligeira saída de estrada do seu compatriota Sebastien Loeb, que se debateu com alguns problemas de subviragem no seu Citroën durante as classificativas de Vallee e Munster, disputadas da parte da tarde. Isso custou-lhe quase quatro segundos, mas ainda com possibilidades de ganhar o rali, pois está ainda a cinco segundos do líder.
Classificação após a 14.ª Pe
1.º Jari-Matti Latvala/Miika Anttila (Volkswagen) 2h18m58,3s
2.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroen) + 0,4 s
3.º Sebastien Ogier /Julien Ingrassia (Volkswagen) + 1,5 s
4.º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroen) + 5,0 s
5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford) + 1m10,4s
6.º Evgeny Novikov/Ilka Minior (Ford) + 1m52,0s
7.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen) + 2 m43,1s
8.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 2m57,2s
9.º Andreas Mikkelsen/Paul Nagle (Volkswagen) + 3 m19.2s
10.º Martin Prokop/Michal Ernst (Ford) + 5m25,2s